Festa do Sairé em Alter do Chão pode se tornar patrimônio cultural do Brasil

Celebração que une fé e folclore aguarda sanção presidencial para ser reconhecida oficialmente como manifestação da cultura nacional.

Por Redação/Portal do Tapajos em 04/09/2024 às 00:17:12

Foto: Reprodução

A Festa do Sairé, tradicionalmente realizada no mês de setembro no distrito de Alter do Chão, em Santarém (PA), está prestes a ser reconhecida como uma manifestação da cultura nacional. A Comissão de Educação (CE) aprovou, nesta terça-feira (3), um projeto de lei com essa finalidade. De autoria da Câmara dos Deputados, o PL 1.765/2024 segue agora para sanção presidencial, caso não haja recurso para votação em plenário.

O relator do projeto, senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), destacou a importância histórica e cultural da Festa do Sairé, que remonta ao século 17.

Zequinha Marinho disse ainda que a Festa do Sairé tem um impacto significativo no turismo e na economia do oeste do Pará.

"Ao preservar tradições e estimular o turismo, a Festa do Sairé gera empregos diretos e indiretos para Santarém, com reflexos positivos em toda a região", afirmou o senador.

Originalmente um ritual indígena, a festa foi adaptada pelos jesuítas como parte do processo de catequização, incorporando ao longo dos anos elementos das culturas africanas e dos caboclos.

A festa possui um forte componente religioso, com procissões, missas e outras atividades católicas que atraem centenas de fiéis. Paralelamente, a celebração é marcada pelo Festival dos Botos, uma disputa folclórica entre as agremiações folclóricas Boto Tucuxi e Boto Cor-de-Rosa. Eles encenam a lenda amazônica do boto, um animal de água doce que se transforma em um jovem sedutor, em apresentações acompanhadas por torcidas organizadas. Um grupo de jurados é responsável por escolher o vencedor.

Comunicar erro
PLAY
PLAY 2

Comentários

DOE SANGUE