Hospital Regional do Baixo Amazonas Recebe Reconhecimento por Excelência no Atendimento em Santarém, no PA

Setor realiza auditorias e traça planos de ações para garantir que processos sejam executados da melhor forma, para atender aos usuários.

Por Pablo Vastei em 12/06/2023 às 13:41:01

Foto: Divulgação/HRBA

Raquel Castro de Araújo, 32 anos, iniciou seu tratamento oncológico no Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, há cinco meses. Durante todo esse período, ela tem sido beneficiada com um atendimento humanizado e cuidados de alta qualidade por parte dos profissionais de saúde.

"Os profissionais são muito atenciosos, carinhosos e prestativos. Eles nos ajudam a passar por esse processo tão difícil. Conversam conosco e demonstram um carinho especial por todos os pacientes", destacou Raquel.

Referência em atendimentos de média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios da região oeste do Pará, o HRBA, administrado pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com o Governo do Estado do Pará, preza pela excelência no serviço e na assistência prestados aos usuários.

O hospital conta com um Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), responsável por analisar e monitorar constantemente as ações e processos dentro da instituição que afetam diretamente o atendimento em todas as áreas.

"A atuação do NQSP é um dos pilares mais importantes para garantir a segurança no HRBA. Acompanhamos todas as ações e processos, avaliando a efetividade dos cuidados prestados ao paciente. Nosso objetivo é verificar se o paciente recebeu uma assistência adequada, mapeando processos com base em protocolos clínicos e de segurança, além de avaliar a efetividade da aplicação desses protocolos no cuidado prestado", explicou Deusilene Pontes, gerente do Núcleo de Qualidade.

O setor é composto por quatro colaboradores: uma gerente, duas enfermeiras e uma assistente administrativa. O NQSP tem a responsabilidade de identificar pontos negativos e positivos na assistência ao paciente, realizar auditorias, produzir relatórios e acompanhar a solução de problemas, além de implementar ações que melhorem a qualidade do atendimento e a segurança dos usuários durante o tratamento no hospital.

Esse acompanhamento é feito por meio de um sistema que permite o gerenciamento das ações propostas para aprimorar os processos em cada área. Além disso, as profissionais do Núcleo visitam regularmente os setores e mantêm contato constante com os gestores e a diretoria do hospital. Tudo isso é feito para garantir que os pacientes do HRBA recebam os melhores cuidados possíveis.

"Nosso papel é educar e disseminar a importância das boas práticas e dos controles. Por isso, realizamos auditorias com frequência. Tudo isso é feito para garantir que o paciente seja bem atendido. O NQSP fortalece a cultura da melhoria contínua dentro da unidade, e quem se beneficia com isso são nossos usuários", ressaltou Deusilene.

Em 23 de maio, o HRBA manteve o nível 3 da Certificação de Excelência da Organização Nacional de Acreditação (ONA), após a avaliação de 25 áreas e um total de 1.027 itens internos do hospital, realizada por avaliadoras do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), instituição acreditadora credenciada à ONA.

O resultado atestou o alto desempenho na segurança e na qualidade do atendimento prestado aos usuários da instituição, reafirmando seu status como uma das melhores unidades de saúde pública do país.

"O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente está sempre presente no hospital, dialogando com as áreas e monitorando todos os nossos processos e ações, para garantir que todos os colaboradores sigam corretamente os protocolos e ofereçam uma assistência de excelência aos usuários. É graças à parceria desse setor com as demais áreas que alcançamos resultados tão significativos e somos reconhecidos pela qualidade e humanização no atendimento", afirmou Éder Lúcio de Souza, diretor-geral do HRBA.

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