Hospital Regional do Baixo Amazonas leva contação de histórias a pacientes renais em Santarém, no PA

Voluntários do Projeto Iurupari, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), garantiram música, teatro e literatura para o setor de hemodiálise.

Por Pablo Vastei em 28/06/2023 às 08:15:46

Foto: Divulgação/HRBA

Nilton Cavalcante Furtado, um paciente de 65 anos, esbanjava entusiasmo no salão de hemodiálise do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). Ele foi contagiado por uma empolgante apresentação teatral e destacou a importância dessa iniciativa tanto para ele quanto para os demais pacientes.

"Para mim, isso deveria acontecer sempre. Eu sempre tento animar as pessoas aqui durante o tratamento, mas, como dizem, uma andorinha sozinha não faz verão. Achei a apresentação maravilhosa, trouxe muita alegria", enfatizou Furtado.

Ele e outros pacientes do Centro de Terapia Renal Substitutiva (CTRS) do HRBA foram agraciados com histórias encenadas por meio de música, teatro e literatura. Os atores do Projeto Iurupari, um grupo de teatro da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), fizeram a contação de histórias para os pacientes em tratamento no setor de hemodiálise.

"Essa visita atende a um dos objetivos do nosso projeto, que é compartilhar com a comunidade externa o que fazemos na Universidade e envolver esses pacientes no mundo da arte. Para nós, é de extrema importância proporcionar a esses usuários um momento de descontração e leveza. Agradecemos ao hospital por nos convidar a estar aqui hoje", afirmou Alessandra Melo, uma das atrizes do Projeto Iurupari.

A iniciativa partiu do setor de psicologia do serviço de hemodiálise, visando proporcionar aos pacientes um momento diferenciado durante o tratamento. "A atividade do grupo é uma forma de trazer alegria aos pacientes e aliviar o estresse, auxiliando no tratamento, que sabemos que não é nada fácil. Verificamos que eles receberam muito bem, o que trouxe um sentimento diferente ao ambiente hospitalar", relatou o psicólogo residente Yan Walter Pena.

"A importância de uma ação como essa reside na humanização do atendimento. Nosso objetivo foi proporcionar um momento prazeroso e tirá-los um pouco da tensão do tratamento, trazendo pessoas de fora e promovendo algo diferente. Recebemos uma resposta muito positiva por parte deles e ficamos extremamente felizes em poder proporcionar essa experiência", destacou a psicóloga Islaine Daniele Pimentel, do setor de hemodiálise.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas é uma referência no serviço de Terapia Renal Substitutiva para aproximadamente 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios da região oeste do Pará. Contando com 33 máquinas de hemodiálise, responsáveis pela filtragem do sangue para a remoção de líquidos e toxinas, como ureia e creatinina, o HRBA oferece esse serviço aos pacientes de segunda a sábado, em quatro turnos, sendo regulado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Além das sessões de hemodiálise, os pacientes contam com acompanhamento médico, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, psicólogos, nutricionistas e farmacêuticos. Mais de 60 profissionais estão envolvidos na assistência aos pacientes renais crônicos.

Comunicar erro
PLAY
PLAY 2

ComentĂĄrios

DOE SANGUE