A Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) do Pará, divulgou no último domingo (1), dados que apontam para uma significativa redução na criminalidade no estado durante o mês de setembro de 2023. Este mês se destaca como o melhor na linha histórica desde 2010, com uma impressionante redução de 27,85% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que incluem homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.
Em números absolutos, setembro de 2023 registrou 158 casos de CVLI, o que representa uma queda de 61 casos em relação a setembro de 2022, quando foram computados 219 casos. Esses números compreendem o período de 1 a 30 de setembro de ambos os anos.
No acumulado dos nove primeiros meses de 2023, a redução na criminalidade também é notável, totalizando uma queda de 15,96%. Isso significa a preservação de 289 vidas em comparação com o mesmo período de 2022, quando foram registradas 1.811 ocorrências de crimes violentos letais intencionais. Nos nove meses de 2023, esse número caiu para 1.522 ocorrências.
O titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, comemorou os resultados: "Acabamos de fechar os dados do mês de setembro, tendo o melhor setembro desde 2010, apresentando redução de mais de 26% nos Crimes Letais Intencionais, o que demonstra que continuamos no caminho correto e superando nossas metas. Os números em redução indicam que estamos caminhando, porém, temos a consciência de que muito se precisa e que podemos fazer ainda mais".
Ao longo dos últimos cinco anos, o Governo do Pará investiu consideravelmente em ações operacionais e de inteligência, bem como em tecnologia de ponta e equipamentos para fortalecer o Sistema de Segurança Pública do estado. Isso inclui a aquisição de novas viaturas, coletes balísticos, armamentos, equipamentos de visão noturna, além da implantação da Base Integrada Fluvial de Segurança Pública e lanchas blindadas para combater o crime em todas as frentes e regiões do Estado.
Todas essas ações são resultado de metas e planejamentos integrados para combater a criminalidade e manter indicadores positivos. Ualame Machado destacou: "Nosso desafio é sempre estar melhor do que fomos antes. Em 2019, reduzimos em 30% a criminalidade no Estado. Em 2020, reduzimos mais 20%, alcançando a marca do estado brasileiro que mais reduziu a violência. Seguimos com esse planejamento e agora, em 2023, superamos, mais uma vez, uma marca histórica e conquistamos o melhor mês de setembro nos últimos dez anos. Isso mostra o quanto o nosso trabalho vem rendendo frutos positivos, apesar da grande responsabilidade em manter as reduções, para que possamos, cada vez mais, atuar com estratégia, inteligência e integração para garantir a segurança e a ordem social do nosso estado".