Os alunos da Escola Estadual Diocesana São Francisco, de Santarém, região oeste do Pará, tiveram um desempenho notável na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Doze estudantes da instituição conquistaram medalhas e menções honrosas, demonstrando seu talento nas disciplinas de astronomia, biologia, física, história e química.
A competição, que ocorreu em duas fases, reconheceu o esforço dos estudantes, com quatro medalhas de prata, três de bronze e cinco menções honrosas. Os medalhistas de prata incluem "Vinícius Pantoja e Enzo Siqueira, ambos da 1ª série do ensino médio; Alice Ferreira e Maria Eduarda Bechara, da 3ª série do ensino médio."
Maria Eduarda Bechara, uma das premiadas, expressou sua gratidão pelo estímulo ao estudo que a escola proporciona, enfatizando o apoio dos professores e da comunidade escolar no desenvolvimento acadêmico e bem-estar mental dos alunos. Ela afirmou: "Receber a prata é gratificante e simboliza o trabalho de todos que me ajudaram a alcançar. Uma conquista que não é só minha, mas de todos."
Maria Clara Campelo, ao relatar sua jornada na ONC, destacou o desafio da prova que explora todos os conhecimentos dos participantes. Segundo ela, "Eu descobri a ONC no meu primeiro ano do ensino médio, quando o meu professor Josué apresentou para gente e falou que quem tivesse interesse que procurasse ele, que nós íamos nos inscrever e íamos entender como funcionava a prova. Nesse ano e no ano passado, eu realmente me esforcei bastante, porque é uma prova que explora todos os teus conhecimentos."
Além das medalhas, os estudantes José Neves, Suzane Silva, Cíntia Lima, Carlos Amaral e Ana Beatriz Dias, da 3ª série do ensino médio, receberam menções honrosas por terem acertado pelo menos 50% das questões da segunda fase da ONC.
A diretora da unidade, Enia Hoyos, expressou grande satisfação com as conquistas dos estudantes, destacando a importância do trabalho árduo e o recorde de inscrições, cerca de 100 alunos, este ano.
A ONC consiste em duas etapas online, com a primeira realizada em agosto e a segunda em setembro. A competição abrange estudantes do Ensino Fundamental II (6º, 7º, 8º ou 9º ano), Ensino Médio (1°, 2° ou 3° série) e estudantes da 4° série do Ensino Técnico, bem como estudantes da Educação de Jovens e Adultos das séries ou anos mencionados. A cerimônia de premiação será realizada em Brasília (DF) em data a ser definida.