Operação conjunta fecha garimpos ilegais que ameaçavam linhas de transmissão de energia na PA

Durante a ação sete pessoas foram presas por crimes ambientais.

Por Portal do Tapajós em 18/01/2024 às 13:40:51

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Em uma ação conjunta, a PolĂ­cia Federal e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) encerraram operações de garimpos ilegais que representavam sérios riscos às linhas de transmissão de energia elétrica. A ação ocorreu nesta quarta-feira (17), nos municĂ­pios de Parauapebas e Curionópolis, sudeste do ParĂĄ.

Segundo a PolĂ­cia Federal, sete indivĂ­duos foram presos em flagrante por crimes ambientais, enquanto as equipes, com o apoio do Batalhão de PolĂ­cia Ambiental e do 23Âș Batalhão de PolĂ­cia Militar de Parauapebas, enfrentaram forte resistĂȘncia por parte dos moradores de uma vila próxima aos garimpos. Os manifestantes bloquearam o acesso à estrada com pneus e pedras, lançando rojões e pedras contra o helicóptero da PolĂ­cia Federal.

Foto: Divulgação/PolĂ­cia Federal

Durante a operação, foram apreendidas duas PĂĄs Carregadeiras, 16 motores hidrĂĄulicos, uma draga e 3 mil litros de diesel. Diante da impossibilidade de remoção, os maquinĂĄrios e acessórios foram inutilizados, resultando em um prejuĂ­zo estimado em cerca de R$ 1,5 milhão.

As ações contaram com o apoio da Diretoria da Amazônia e Meio Ambiente (Damaz) da PF e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Ainda de acordo com PF, os pontos de garimpo ilegal de ouro foram localizados nos rios Novo e Igarapé Gelado, nas cidades de Parauapebas e Curionópolis, ĂĄreas que jĂĄ foram alvo de operações anteriores da PF. Mais de 70 servidores, entre policiais federais e agentes do ICMBIO, participaram das operações nos rios Igarapé Gelado, Serra Leste e Rio Novo. Este Ășltimo, em particular, representava uma ameaça às linhas de transmissão da Usina Belo Monte (BMTE), que atravessa quatro estados (PA, TO, GO e MG), abastecendo o Sistema Interligado Nacional (SIN) que distribui energia para todo o Brasil. O avanço do garimpo em direção às torres de transmissão poderia resultar em sérios riscos de desabastecimento no paĂ­s.

Além disso, os outros dez pontos de garimpo ilegal identificados poluem rios que abastecem a cidade de Parauapebas e região. Órgãos ambientais constataram um alto grau de contaminação por mercĂșrio na bacia hidrogrĂĄfica local, especialmente no Rio Novo, que tem sido alvo frequente de extração ilegal de minérios e aplicação de sanções pelos órgãos ambientais. A contaminação se estende ao rio Parauapebas, situado nas proximidades da Floresta Nacional de CarajĂĄs.

Comunicar erro
PLAY
PLAY 2

ComentĂĄrios

DOE SANGUE