O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, promoveu uma palestra educativa no setor de ambulatório, enfatizando a importância dos cuidados com a saúde mental. A ação, alusiva à campanha Janeiro Branco, teve como objetivo alertar para a prevenção de doenças emocionais decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.
Durante o evento, o comerciante Francisco José de Lima, de 68 anos, compartilhou sua perspectiva sobre a relação entre saúde física e mental. "Se a gente não cuidar primeiro do cérebro, as outras coisas ficam mais difíceis. A nossa mente é muito importante", destacou antes de receber atendimento no ambulatório de feridas.
A psicóloga Rose Mara Jardim conduziu a palestra, abordando a influência das dificuldades e traumas diários na saúde mental. "Durante a nossa rotina, nós passamos por situações ruins. Problemas de adoecimento, de relacionamento. E todas essas situações externas influenciam na minha saúde mental. E se eu não cuidar da minha mente, ela vai adoecer", explicou a profissional.
A ação faz parte de um projeto desenvolvido há um ano no ambulatório de especialidades do HRBA, que busca promover educação e saúde aos usuários durante o aguardo das consultas e atendimentos. A cada mês, um tema relevante é abordado por profissionais da unidade, como parte do esforço em conscientizar o público sobre questões importantes para sua saúde.
Além da palestra, a campanha Janeiro Branco no HRBA inclui atendimentos com os psicólogos da unidade oferecidos a todos os colaboradores do hospital às sextas-feiras, como parte das iniciativas internas pela saúde mental. O diretor-geral da unidade, Gean Francisco Cercal, ressaltou a importância de cuidar da saúde mental tanto para pacientes quanto para profissionais de saúde.