O réu Sirley Dantas Lira, motorista que atropelou e matou dois romeiros durante a Caminhada de Fé com Maria em 2022, foi condenado a 45 anos de prisão em regime fechado. O julgamento, que foi o primeiro a ser transmitido ao vivo pela plataforma da Justiça Estadual, terminou com o réu optando por não participar e permanecer em silêncio.
O crime ocorreu na Rodovia Federal Santarém-Cuiabá (BR-163), em Santarém, oeste do Pará, por volta das 2h da madrugada do dia 4 de dezembro de 2022. Além das duas vítimas que morreram, pelo menos 14 pessoas ficaram feridas.
Durante o julgamento, 11 testemunhas foram ouvidas pelos jurados. As vítimas que sobreviveram ao atropelamento relataram o momento em que o carro invadiu a procissão. O réu, que estava embriagado na época do incidente, não respeitou as recomendações da Polícia Rodoviária Federal.
LER TAMBÉM: Mãe e filho morrem e mais de 20 pessoas ficam feridas após carro invadir romaria e atropelar fiéis na BR-163
A Caminhada de Fé com Maria é um evento tradicional que faz parte do Círio de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Santarém. A edição de 2022 marcou o retorno da romaria no formato tradicional, após dois anos de suspensão devido à pandemia de Covid-19. O evento religioso costuma atrair cerca de 90 mil romeiros que caminham 37km do município de Mojuí dos Campos até Santarém.
Familiares das vítimas lotaram o tribunal do júri, todos pedindo por justiça.