Os fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), atuando na unidade de Controle de Mercadorias em Trânsito do Tapajós, na Região de Integração Baixo Amazonas, oeste paraense, realizaram nesta terça-feira (2) a apreensão de total de 990kg de salmão importado resfriado em Santarém. A carga foi interceptada em uma carreta frigorífica, com destino à capital do Amazonas, Manaus (AM). O produto, avaliada em R$ 70.226,00, foi retido devido a irregularidades fiscais.
Segundo a Sefa, durante a operação de fiscalização, os agentes abordaram o transportador da mercadoria e solicitaram os documentos fiscais. Foi constatado que a nota fiscal apresentada pertencia a uma empresa de Santa Catarina, destinada a um estabelecimento em Santarém. No entanto, não foi emitida a nota fiscal necessária pela empresa de Santarém para a destinatária em Manaus, configurando uma violação fiscal.
Ainda de acordo com a secretaria, em decorrência das irregularidades, foi lavrado um Termo de Apreensão e Depósito (TAD) no valor de R$ 24.017,00, referente ao pagamento de imposto e multa aplicada.