Durante sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (2), na Câmara Municipal de Santarém, o vereador Biga Kalahare (PT-PA) formalizou uma indicação ao Poder Executivo para a criação de um decreto que torne obrigatório o uso de máscaras no município. A medida busca conter o agravamento de doenças respiratórias e evitar a sobrecarga no sistema público de saúde.
A iniciativa surge em meio a um aumento significativo de atendimentos por sintomas respiratórios, intensificado pelas queimadas ilegais que têm assolado a região. Dados da plataforma PurpleAir apontam Santarém como a segunda cidade mais poluída do mundo, reforçando a gravidade da situação.
Além de solicitar o uso de máscaras, o parlamentar cobrou ações mais amplas de órgãos estaduais e federais para mitigar os efeitos da crise climática.
O uso de máscaras já provou ser uma medida eficaz na prevenção de doenças respiratórias, especialmente durante a pandemia de COVID-19, quando ajudou a reduzir significativamente a transmissão do vírus.
Fonte: (*) Com informações de O Quarto Poder