Durante a sessão da Assembleia Legislativa do Estado do ParĂĄ nessa terça-feira (9), a vice-lĂder do governo, deputada Maria do Carmo (PT), e o deputado FĂĄbio Freitas (REP) fizeram uso da tribuna para destacar duas importantes ações recentes do governador do ParĂĄ.
Primeiramente, foi ressaltado o anĂșncio realizado através de vĂdeo e publicado nas redes sociais, referente ao aumento de R$ 500 no valor do vale alimentação de todos os servidores pĂșblicos estaduais. Segundo informações dos parlamentares, esse benefĂcio abrangerĂĄ 109 mil servidores, totalizando um investimento de 430 milhões de reais.
Além disso, foi descado também o lançamento do programa "Capacita COP-30", ocorrido na semana passada, que vai oferecer 12 mil vagas para cursos profissionalizantes no estado do ParĂĄ. Este programa, lançado no dia 2 de abril, vai disponibilizar 67 cursos de qualificação profissional. Um requerimento apresentado pelo deputado Lu Ogawa (PP) foi aprovado durante a sessão, parabenizando o executivo pelo lançamento do programa.
"Isto foi um compromisso que ele estabeleceu, de valorização do servidor e do serviço pĂșblico que o governo do Estado, a partir deste mĂȘs de abril, vai honrar com os servidores pĂșblicos estaduais", destacou a deputada Maria do Carmo.
Para ela, o reajuste vai dar mais qualidade de vida e impactar diretamente no serviço prestado, "porque quem ganha salĂĄrios mais dignos, trabalha melhor e entrega melhores resultados".
O deputado FĂĄbio Freitas falou sobre a importância do programa de qualificação de mão de obra para a COP-30. Ele destacou que o projeto teve origem em uma proposta de lei de sua autoria, que tinha como objetivo promover inclusão social e geração de empregos, especialmente para alunos em situação de vulnerabilidade social.
O programa serĂĄ coordenado pela Secretaria de CiĂȘncia, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), oferecendo vagas presenciais e on-line em quatro polos de atuação: Região Metropolitana de Belém, Santarém, arquipélago do Marajó e Salinópolis. Diversas ĂĄreas de atuação serão contempladas, com eixos temĂĄticos de capacitação em Turismo, Produção AlimentĂcia, Infraestrutura e Segurança.
A iniciativa do governo conta com a colaboração da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Universidade do Estado do ParĂĄ (Uepa), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
(*) Com informações do Portal O Quarto Poder