Uma inspeção realizada nesta segunda-feira (16), na cozinha da empresa que fornece alimentação para os detentos do presídio de Santarém, constatou diversas irregularidades sanitárias. A fiscalização ocorreu diversas após denúncias.
A equipe que fez a fiscalização foi composta pela OAB Subseção/Santarém, Vigilância Sanitária e o juiz titular da vara de execuções penais, Flávio Oliveira Lau-Ande.
Durante a vistoria foi constatada a falta de higiene no espaço para manipulação dos alimentos, descumprimento dos protocolos da Covid-19, bem como o acondicionamento inadequado dos gêneros alimentícios servidos aos apenados.
Diante das inúmeras reclamações dos presos, quanto à comida servida, essa apuração deverá resultar em um relatório/ofício, para descrever os fatos presenciados. A visita foi registrada em fotos e vídeos para que sejam tomadas as devidas providências junto ao gestor responsável pela administração do sistema prisional.
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap-PA) informou que foi realizada uma vistoria na cozinha da empresa e que, de imediato, todas as providências e sanções administrativas foram tomadas para que a empresa se adeque e cumpra de forma correta o contrato.