Foi divulgado nesta terça-feira (31) a programação da Semana da Pátria em Santarém, oeste do Pará. Trazendo o tema ‘Escola; lugar de amor, acolhimento e valorização da vida’, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) definiu a programação que será realizada de 1º a 7 de setembro. Devido à pandemia e para evitar aglomerações, não haverá o tradicional desfile cívico, por isso as atividades serão pontuais, em frente à Semed, fazendo reflexão ao tema abordado.
Segundo a Semed, a abertura oficial da programação ocorre nesta quarta-feira, 1º de setembro, às 8h. Na ocasião, será feito o hasteamento da bandeira do Brasil e execução do Hino Nacional. A Filarmônica Prof. José Agostinho encerrará o evento no primeiro dia.
De acordo com a assessora de assuntos educacionais da Semed, Gerusa Vidal, o tema escolhido sugere uma análise sobre o momento de incertezas e medos que o mundo vive em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
“A pandemia se tornou um problema social com graves manifestações sanitárias e só poderá ser vencida por ações coletivas. Para a escola surge um novo desafio, o de se tornar ainda mais um espaço de acolhimento e de valorização da vida. Neste momento de retomada das atividades presenciais é fundamental a compreensão da necessidade de se levar em consideração aspectos emocionais de nossos alunos e suas famílias”, destacou Gerusa.
Segundo a secretária de Educação, Maria José Maia, a programação também será desenvolvida nas escolas. “Mesmo não tendo a programação cívica com o desfile alusivo à pátria, nós teremos uma semana onde vamos desenvolver o tema ‘Escola; lugar de amor, acolhimento e valorização da vida’, juntamente com professores e alunos, fazendo essa reflexão e, ao mesmo tempo, cultuando os valores cívicos, os valores da Pátria”.
Na quinta-feira (3), a programação contará com a participação da Escola Municipal Ubaldo Correa e, na sexta-feira (3), a participação será da Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy com apresentação de dança e música. Tudo será realizado em frente à Semed.
Acompanhe a programação:
Escola; lugar de amor, acolhimento e valorização da vida.
Dia 01, quarta-feira, às 08h:
Abertura – hasteamento da bandeira do Brasil e Hino Nacional
Palavra da Secretária de Educação Maria José Maia
Palavra do Prefeito Nélio Aguiar
Apresentação da Filarmônica Prof. José Agostinho
Dia 02, quinta-feira, às 08h:
Abertura – hasteamento da bandeira do Brasil e Hino Nacional
Fala das autoridades
Apresentação da Banda da Escola Municipal Ubaldo Correa (Banduc)
Dia 03, sexta-feira, às 08h:
Abertura – hasteamento da bandeira do Brasil e Hino Nacional
Fala das autoridades
Participação da Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy
Interpretação do Hino Nacional (Erlane Santos)
Acompanhamento instrumental - Violão: Elton Costa - Trombone de vara: Gean Araujo
Apresentação da Turma do Balé Infanto-Juvenil da Escola de Artes
Coreografia – Shirley Santos
Interpretação da música: Garota de Ipanema (Tom Jobim e Vinícius de Moraes).
Os demais dias: 04, 05, 06 e 07 de setembro, as atividades serão realizadas nas escolas, respeitando os protocolos sanitários.