Santarém é o segundo município com maior número de colisões de veículos em postes no PA

Em 2021, o município ficou atrás apenas da capital Belém, segundo levantamento.

Por Pablo Vastei em 06/01/2022 às 07:28:35

O Pará registrou 1.865 colisões em postes no ano passado - (Foto: Divulgação)

As colisões de veículos com postes em 2021 não foram poucas em Santarém, oeste do Pará. Um levantamento feito pela Concessionária de Energia Elétrica mostra o município na segunda colocação do estado em números de casos, foram 123 registros, ficando atrás apenas da capital.

O Pará registrou no ano passado 1.865 acidentes desse tipo, em Belém o número de casos chegou a 186, o município ficou no topo da lista. Na terceira colocação ficou Parauapebas com 97 casos. Os números apontam uma queda significativa no estado em comparação com o ano de 2.020, quando o número chegou a 3.125 registros de acidentes. Uma diferença de 1.260 casos.

LER TAMBÉM: Homem morre ao bater com veículo em poste na PA-370 em Santarém, no PA

Segundo a Equatorial Energia, outros municípios paraenses apresentaram números preocupantes como Redenção que teve 73 colisões, Marabá e Xinguara com 52, e Altamira com 48 registros.

Ainda segundo o levantamento, os acidentes podem acontecer por diversos fatores, como: excesso de velocidade, más condições das vias, estado de embriaguez do motorista, sonolência do condutor, falhas mecânicas, e até mesmo pela utilização de celular enquanto dirige, seja para responder mensagens ou atender ligações.

De acordo com o Gerente de Manutenção e Obras da Equatorial Pará, Manoel Romeiro, os danos causados pela colisão no poste de rede elétrica podem ocasionar acidentes maiores, envolvendo choques elétricos e incêndios.

“Na maioria das colisões, ocorre a destruição da estrutura do poste. Isso pode derrubar os cabos energizados em cima do veículo e causar descargas elétricas nos ocupantes. Em outras situações o contato dos cabos energizados com o veículo pode provocar incêndios” – explica Manoel Romeiro.

Orientações 

Quando ocorrer a batida de um veículo contra um poste e a rede elétrica for danificada, há algumas medidas de segurança para serem seguidas e evitar acidentes maiores. Romeiro destaca que ninguém deve se aproximar de fios e cabos partidos ou caídos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. 

"Em caso de ocorrências dessa natureza, que envolvam a rede elétrica, a recomendação é que a população entre em contato por meio da Central de atendimento através do 0800 091 01 96, e informe o local com ponto de referência", orienta Manoel. 

Caso a vítima esteja dentro de um veículo e o cabo cair e permanecer sobre ele, deve-se acionar e aguardar socorro do Corpo de Bombeiros. É preciso permanecer dentro do veículo e não pegar na parte metálica, já que pode ocorrer condução de corrente através dos pneus. 

Prejuízos

Quando há quebra da estrutura e rompimento de fiação, o custo mínimo de material e serviço é superior a R$ 4 mil. De acordo com o Artigo 927 do Código Civil, quem, por ato ilícito, causar danos a terceiros, fica obrigado a repará-lo. Dessa forma, o valor total dos reparos e os danos aos clientes devem ser pagos pelo motorista que podem ser acionados judicialmente.

Comunicar erro
PLAY
PLAY 2

ComentĂĄrios

DOE SANGUE