O Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD-PA) decidiu, por 7 votos a 2, pela anulação das penas dos meias Hatos e Guga, julgados após o fim do Campeonato Paraense 2021. Ambos eram atletas do Itupiranga no estadual do ano passado, sendo expulsos no jogo de ida das quartas de final do estadual.
O Campeonato Paraense foi paralisado após denúncia do Paragominas, que apontou irregularidade na escalação do meia Hatos, do Bragantino-PA. O clube alviverde entrou com uma liminar para a paralisação da competição, acatada pelo TJD-PA.
Segundo o Procurador do Pleno do TJD/PA Paulo Ivan Borges a decisão possibilita o retorno do campeonato paraense com os jogos das quartas de finais que deveriam ter sido realizados nos dias 9 e 10 de março. A Federação paraense de futebol ainda não divulgou as novas datas para as realizações dos duelos.
Nesta terça-feira, dia 15, às 17h, haverá outro julgamento, dessa vez da denúncia do Paragominas, que apontou a irregularidade desses atletas no Parazão deste ano. Contudo, os processos desta segunda-feira não vão entrar em pauta.
O TJD-PA recomendou que os advogados dos atletas apresentem os documentos deles em até 24 horas. Outro pedido do relator do caso, Dr. Rodolfo Cirino, é que o Itupiranga seja multado por não informar os jogadores das punições, servindo como exemplo para outros clubes não cometerem o mesmo erro.