Uma operação realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou no resgate de 106 aves durante fiscalização no km 748 da BR-230, em Medicilândia, no Pará. A irregularidade estava no transporte dos animais.
Durante a abordagem, a equipe constatou que os animais estavam sendo transportadas em péssimas condições, as gaiolas estavam passando o limite da carroceria do veículo, outro problema era a alta temperatura, já que as gaiolas estavam cobertas por uma lona preta, além do excesso de aves em uma única gaiola, um dos espécimes acabou morrendo.
O condutor afirmou que foi contratado apenas para fazer o transporte das aves. Ele apresentou a guia de trânsito de animal (GTA), a rota era a cidade de Juazeiro na Bahia e o destino era a capital Belém. Diferente do que seguia o motorista, que vinha do município Uruará para Altamira. Além de não conter a maioria das espécies, o documento também estava vencido.
O condutor foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Medicilândia (PA) para a realização dos procedimentos cabíveis, ele pode ser indiciado por transporte de mercadoria sem nota fiscal e maus-tratos a animais.