A cerimônia de lançamento da 7ª edição da Campanha ‘Seu imposto de renda rende sorrisos’ foi realizada nesta quarta-feira (12), no plenarinho da Câmara Municipal de Santarém, oeste do Pará. A campanha tem com objetivo incentivar doações e arrecadar recursos do Imposto de Renda para os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Direitos da Pessoa Idosa.
A campanha segue o objetivo de fazer com que os fundos possam ter recursos para apoiar projetos sociais e será operada pelos contadores, encarregados em obter a autorização de seus clientes, que têm imposto de renda a recolher perante à União, para destinarem doações de 3% até 6% do valor devido, voltando-o para investimentos diretos em Santarém.
A conselheira estadual do Conselho Regional de Contabilidade do Pará, Neusa Martins, destacou que o CRC é um dos principais apoiadores da campanha.
“O CRC tem como objetivo principal convocar a classe contábil para o convencimento do contribuinte na doação do percentual de até 6% na declaração do Imposto de Renda” - disse Neusa.
De acordo com a Receita Federal, o órgão conta hoje com mais de 10 milhões de declarações. “Contribuir é um ato de amor, as campanhas precisam ser massificadas na sociedade, para que um cidadão comum também compreenda isso. A Receita Federal conta com o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), em pleno funcionamento no Iespes. Os acadêmicos que atuam no NAF estão aptos e prontos para atender a sociedade no sentido de fazer a sua declaração de Imposto de Renda" - enfatizou a representante da Delegacia da Receita Federal, Lucilene Lopes.
A presidente da Apae, uma das instituições beneficiadas, destacou sobre a importância das doações.
“Fomos beneficiados por diversas vezes, essa campanha é muito importante. Tudo que temos, tudo o que a gente faz em prol dos nossos atendidos, são através dessas campanhas, desses valores que são disponibilizados.” - disse Jacirene Façanha.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca) destacou a importância do recurso destinado e a garantia de direitos para crianças e adolescentes. “O mais importante ele não vai implicar em pagar mais impostos, ou diminuir a sua restituição, pelo contrário, esse recurso é revertido para ações de fortalecimento das garantias de direitos de crianças e adolescentes e, também, dos idosos. Nós temos hoje, 14 instituições que já receberam recursos via recursos de fomento. São inúmeros atendimentos feitos por estas instituições", destacou a presidente do Comdca, Roselene Andrade.
A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, representou o prefeito Nélio Aguiar na abertura. Participaram, também, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Roselene Andrade; o vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Evaldo Sena; a conselheira estadual do Conselho Regional de Contabilidade do Pará, Neusa Martins; a representante da Delegacia da Receita Federal, Lucilene Lopes; o presidente da Vox Contábil, Lindomar Rodrigues; a presidente da OAB/Subseção Santarém, Soraya Plac; as secretárias Josilene Pinto (Finanças) e Maria José Maia (Educação); os representantes dos Conselhos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa, da sociedade civil e colaboradores da Semtras.
Estamos nas Redes Sociais! Siga o Portal do Tapajós e fique atualizado com as notícias de Santarém e região. Twitter, Facebook e Instagram