PF deflagra operação contra organização criminosa suspeita de lavagem de dinheiro em sete estados brasileiros

Mais de 100 policiais federais cumprem mandados de busca e apreensão em operação que investiga esquema profissional de envio de drogas para estados do Brasil.

Por Pablo Vastei em 27/04/2023 às 13:18:56

Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal iniciou nesta quinta-feira (27) a Operação Tricoat II, com o objetivo de aprofundar as investigações contra uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas interestadual. Mais de 100 policiais foram mobilizados para cumprir dois mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão em diversos estados brasileiros, incluindo Acre, Santa Catarina, Natal, Maranhão, Manaus, Pará e Piauí.

As investigações tiveram início em janeiro de 2022 e descobriram um esquema profissional responsável pelo envio de drogas para vários estados brasileiros, principalmente para a região nordeste, por meio terrestre. Além disso, foi constatada a realização de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas.

Para realizar a lavagem do dinheiro, um núcleo liderado por um empresário acreano usava um mercado em Rio Branco para simular o funcionamento regular do estabelecimento e justificar os valores e os bens obtidos com o lucro do tráfico interestadual de drogas. Durante o período investigado, os suspeitos movimentaram mais de 37 milhões de reais em suas contas bancárias, grande parte em transações em espécie.

Diante da situação, a Justiça autorizou o bloqueio de contas, o sequestro de imóveis, terrenos, itens de luxo e carros dos suspeitos. Eles serão indiciados por integrar uma associação criminosa para o tráfico de drogas, por lavagem de dinheiro e por tráfico interestadual de drogas, crimes que podem resultar em penas de até 33 anos de prisão.

 

Estamos nas Redes Sociais! Siga o Portal do Tapajós e fique atualizado com as notícias de Santarém e região. Twitter, Facebook e Instagram

Comunicar erro
PLAY
PLAY 2

ComentĂĄrios

DOE SANGUE