A Prefeitura de Santarém recebeu na última quarta-feira (26) o parecer de análise do Relatório de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico (RAIPA) feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O documento atesta a inexistência de vestígios arqueológicos na área e considera satisfatório o relatório produzido pela Prefeitura para a construção do Mirante da Serra do Saubal.
O prefeito Nélio Aguiar destacou a importância da contratação de arqueólogos e uma empresa especializada para preservação do patrimônio histórico e ambiental. "Sabemos que nada é tão fácil quanto parece, ainda mais quando se trata da construção de um mirante na imponente Serra do Saubal. Por isso, contratamos Arqueólogos para atuarem nessa preservação de patrimônio e, também, contratamos uma empresa especializada na elaboração de estudos técnicos, para que tudo saia dentro do que pede o IPHAN" - disse.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) foi responsável pelas articulações junto ao IPHAN durante todo o processo. Com o parecer favorável, a empresa vencedora da licitação para a construção do mirante, pode iniciar as obras após a delimitação do sítio arqueológico. O objetivo é que o mirante esteja pronto e inaugurado ainda no início do verão amazônico.
"Sabemos que em uma obra existem muitos processos burocráticos, mas que são importantes para que nada seja prejudicial ao meio ambiente e nesse caso em específico, também, a nossa história. Por isso, pensamos em um projeto que seja harmonioso junto à vegetação natural que existe no lugar" - afirmou o secretário de Infraestrutura, Daniel Simões.
O projeto foi planejado para ser harmonioso com a vegetação natural do local e respeitar a história da região. A construção do mirante na Serra do Saubal é um sonho de muitos amantes da natureza e admiradores da vista de Santarém.
Estamos nas Redes Sociais! Siga o Portal do Tapajós e fique atualizado com as notícias de Santarém e região. Twitter, Facebook e Instagram