O Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA) aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), integrado ao aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), permitindo que os motoristas recebam multas pelo celular e efetuem o pagamento com desconto de até 40%. Desenvolvida pelo Serpro, empresa pública de tecnologia do Brasil, para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), essa tecnologia já vem revolucionando a forma como os brasileiros lidam com as infrações de trânsito desde novembro de 2016, proporcionando economia significativa. A adesão do Detran do Pará ocorreu em 26 de abril.
Ao integrar o Sistema de Notificação Eletrônica, o Detran do Pará se une a outros órgãos fiscalizadores que já fazem parte desse sistema inovador. Cada órgão tem sob sua jurisdição as áreas que devem ser fiscalizadas, proporcionando uma abrangência ampla e eficiente.
Para os motoristas, essa adesão traz uma série de vantagens, sendo a redução no preço das infrações o destaque mais atrativo. Além disso, a facilidade no pagamento e o acompanhamento das notificações são fatores que merecem atenção. Já para os órgãos fiscalizadores, o sistema oferece redução nos custos por notificação de infração, entrega ágil das notificações e aumento significativo na efetividade do pagamento das multas.
A fim de obter o desconto de 40%, os proprietários ou condutores de veículos devem realizar seu cadastro no site do Governo Federal e aderir ao SNE por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível na AppStore e Google Play, ou no Portal de Serviços Senatran. É necessário habilitar o veículo no aplicativo da CDT e reconhecer a infração de trânsito cometida. Vale ressaltar que pessoas jurídicas também podem utilizar o sistema, porém apenas no ambiente web.
Uma vez habilitados no sistema, os proprietários ou condutores receberão eletronicamente todas as notificações de infrações emitidas pelos órgãos fiscalizadores que já aderiram ao sistema. É possível acessar detalhes de cada multa, reconhecer a infração cometida, copiar o código de pagamento e até mesmo indicar o condutor responsável pelo ato.
Desde o lançamento do SNE em 2016, os motoristas brasileiros já economizaram mais de R$ 480 milhões no pagamento de infrações de trânsito. Essa marca expressiva demonstra a eficácia e a adesão dos condutores a essa nova forma de gerenciar as multas.
Com a adesão do Detran do Pará ao Sistema de Notificação Eletrônica, espera-se que mais motoristas do estado aproveitem os benefícios oferecidos, agilizando o processo de pagamento e evitando transtornos decorrentes de infrações de trânsito.