A imunização de crianças e adolescentes, que moram na região ribeirinha de Santarém, oeste do Pará, continua sendo disponibilizada. A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é que até 17 de fevereiro, cerca de 5 mil doses tenham sido aplicadas em seis regiões: Urucurituba, Arapiuns, Lago Grande, Aritapera, Tapará e Tapajós.
De acordo com a Semsa, nos dias 24, 26 e 31 de janeiro a equipe que está aplicando a vacina contra Covid-19 chega as comunidades das regiões do Arapixuna, Lago Grande e Aritapera, respectivamente. Tapará e Tapajós devem receber as equipes somente no mês fevereiro.
As doses da vacina estão sendo levadas para região ribeirinha em uma embarcação com sala específica, onde as doses do imunizante Pfizer são acondicionadas na temperatura adequada garantindo a eficácia. O processo de triagem dos vacinados conta com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) que realizam a Busca Ativa nas comunidades.
Público Alvo
Em Santarém, a vacinação está disponível para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e crianças entre 9 a 11 anos sem comorbidades.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiliza também doses para outras faixas etárias que ainda não iniciaram ou não completaram o ciclo vacinal com duas doses e aqueles que estão em busca da dose de reforço.