Polícia Federal investiga tentativa de homicídio contra policiais federais e servidores do ICMBio

Operação Dever Legal cumpre mandados contra suspeitos de atirarem contra servidores durante uma operação contra garimpos ilegais em abril deste ano.

Por Pablo Vastei em 08/08/2023 às 09:53:16

Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (8), a Operação Dever Legal, com o intuito de desmantelar uma rede suspeita de envolvimento em atividades de garimpos ilegais, além de investigar uma tentativa de homicídio direcionada a agentes da Polícia Federal e servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A ação da Polícia Federal se desenrola por meio do cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão, emitidos pela Justiça Federal, todos estrategicamente direcionados ao município de Itaituba. As raízes das investigações remontam a abril de 2023, quando a PF e o ICMBio uniram forças em uma operação conjunta com o objetivo de coibir a prática de garimpagem ilegal em Unidades de Conservação federais localizadas na região de Itaituba, no estado do Pará.

O incidente que desencadeou a atual ação investigativa ocorreu durante a desativação de instalações e equipamentos em uma das áreas de garimpo, quando policiais federais e servidores do ICMBio foram surpreendidos por uma emboscada. Indícios obtidos ao longo das investigações apontam para os envolvidos com garimpos ilegais como os responsáveis pelos disparos que visavam os agentes e servidores.

Os suspeitos enfrentam uma série de acusações, incluindo usurpação do patrimônio da União, diversas violações de natureza ambiental e tentativa de homicídio qualificado. Caso sejam condenados por todas as acusações, as penas acumuladas podem resultar em mais de 30 anos de prisão.

Comunicar erro
PLAY
PLAY 2

ComentĂĄrios

DOE SANGUE