Polícia Científica realiza perícia em maconha apreendida em Breves, no PA

Equipe de Química Forense do Pará realiza perícia em apreensão de 850kg de skank no Rio Aturiá.

Por Pablo Vastei em 05/09/2023 às 18:31:07

Foto: Reprodução/Agência Pará

A equipe do Laboratório de Química Forense, vinculada à Coordenação de Laboratórios (Colab) da Polícia Científica do Pará (Pcepa), em uma operação integrada com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Grupamento Fluvial de Segurança Pública, Polícias Militar e Civil, e Corpo de Bombeiros Militar, conduziu a perícia de uma grande apreensão de entorpecentes no último sábado, dia 2, em uma embarcação que navegava pelo Rio Aturiá, em Breves, na região do Marajó.

O laudo pericial resultante desta operação desempenhará um papel crucial nas investigações em curso, bem como na incineração do entorpecente em questão.

De acordo com o exame preliminar, aproximadamente 850 kg de skank, uma forma mais potente de maconha, foram apreendidos, divididos em 787 tabletes. Detalhes intrigantes chamaram a atenção dos peritos, como as inscrições em espanhol "El Corcel" e "Discobar", além das fitas coloridas (amarelo, vermelho e azul) que adornavam os pacotes, sugerindo uma possível origem estrangeira, possivelmente da Colômbia, conforme mencionado pelas autoridades no momento da apreensão.

A perícia realizou um teste colorimétrico provisório para verificar a autenticidade da substância e manter o flagrante criminal. A droga foi minuciosamente descrita e pesada, enquanto uma contraprova foi enviada ao laboratório forense da PCEPA, onde passará por testes confirmatórios mais detalhados.

Foto: Reprodução/Agência Pará

O delegado titular da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), Fausto Bulcão, explicou a importância do trabalho da perícia: "O laudo pericial vai identificar se o entorpecente é de fato um entorpecente, qual o princípio ativo, o grau de pureza, além da descrição das características daquele entorpecente. Essas características descritas no laudo vão subsidiar nossas investigações, identificando as regiões das quais essas drogas partem e também os fornecedores."

Além de contribuir para a investigação, o laudo pericial será fundamental na autuação dos dois suspeitos detidos pelas forças de segurança na última segunda-feira, dia 4, que estariam associados à embarcação que transportava a substância ilícita. Ademais, o documento subsidiará a destinação apropriada de todo o produto apreendido, que será incinerado sob a supervisão da Polícia Civil.

Comunicar erro
PLAY
PLAY 2

ComentĂĄrios

DOE SANGUE