Uma embarcação naufragou na tarde dessa sexta-feira (29), a uma distância de mais de 1 km da margem do Rio Tapajós, próximo à comunidade Aldeia de Solimões, no município de Santarém, oeste do Pará. O acidente deixou 50 pessoas, entre adultos, jovens e crianças, em momentos de tensão.
Ventos fortes complicaram a situação, mas a rápida resposta de outras embarcações, bajaras e lanchas que passavam pelo local, foi crucial para o resgate bem-sucedido de todas as vítimas, que foram resgatadas do rio com vida.
Barco naufraga no Rio Tapajós com 50 passageiros, incluindo 34 alunos e uma professora da Ufopa. Felizmente, todos foram resgatados com sucesso graças à rápida resposta de barcos, bajaras e lanchas no local.#SegurançaMarítima #Ufopa #Resgate #Naufragio pic.twitter.com/stTn9UdQYm
— Pablo Vastei (@pablovastei) September 30, 2023
A embarcação transportava 34 alunos e uma professora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Todos estavam utilizando coletes salva-vidas, o que certamente contribuiu para o salvamento. A Capitania Fluvial de Santarém foi prontamente acionada pela Universidade, enviando uma embarcação para o resgate.
O Núcleo Integrado de Operações (Niop) foi alertado por moradores de Solimões, resultando no envio de socorro ao local. Além disso, um avião anfíbio usado para transporte de pacientes foi direcionado à comunidade para auxiliar no atendimento.
As equipes do Corpo de Bombeiros, a partir do posto avançado de Alter do Chão, seguiram de lancha para prestar suporte às vítimas.
A Ufopa emitiu uma nota esclarecendo que os alunos e a docente estavam a bordo do Surucuá II para uma atividade de campo na comunidade Aldeia de Solimões. Todos foram resgatados com vida e encaminhados à referida comunidade e depois levados para a área urbana.
A Capitania dos Portos de Santarém instaurou um inquérito para apurar o fato. A Ufopa já acionou o seguro estudantil e está fornecendo o suporte necessário.