Operação "Festas Seguras" resulta em redução significativa de crimes durante o fim de ano no PA

Segunda fase da operação integrada garante policiamento de 22 de dezembro de 2023 até o próximo dia 8 de janeiro.

Por Pablo Vastei em 05/01/2024 às 08:25:42

Foto: Reprodução/Agência Pará

A segunda fase da Operação "Festas Seguras", uma iniciativa integrada para reforçar a segurança no estado durante as festividades de fim de ano, apresentou resultados notáveis, conforme divulgado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Entre 30 de dezembro de 2023 e 2 de janeiro de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o Pará registrou uma redução expressiva de 50% nos crimes de furto e roubo. Os dados da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac) indicam uma queda de 512 para 249 ocorrências de roubo e de 1.001 para 503 ocorrências de furto.

O Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, destacou o planejamento prévio e a execução de ações preventivas e ostensivas em áreas de grande movimento turístico. O monitoramento contínuo das movimentações no estado permitiu o reforço policial em locais estratégicos, incluindo balneários e pontos turísticos.

Além disso, na Região Metropolitana de Belém (RMB), também houve queda significativa nos índices de criminalidade, com redução de 37% nos roubos e 51% nos furtos.

As ações da operação incluíram fiscalização de estabelecimentos comerciais, abordagens a mais de 3.400 pessoas, resultando em 53 prisões e 101 procedimentos instaurados. A Polícia Civil registrou 608 boletins de ocorrência desde o início da segunda fase da operação.

O Corpo de Bombeiros teve uma atuação crucial, realizando orientações, atendimentos pré-hospitalares, localização de crianças perdidas e distribuição de pulseiras de identificação, somando mais de 1.400 nos balneários.

As atividades da operação continuam até segunda-feira (8), com reforço nos principais balneários e praias, especialmente devido às férias escolares, visando garantir a segurança das famílias que aproveitam o lazer nessas áreas.

Comunicar erro
PLAY
PLAY 2

ComentĂĄrios

DOE SANGUE