A Polícia Civil do Pará revelou seu mais recente modelo de Carteira de Identidade Nacional (CIN), em um lançamento no palácio do governo na última sexta-feira (5). Essa nova identidade, além de utilizar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), visa unificar os registros existentes nos 27 estados brasileiros, evitando que os cidadãos possuam identidades diferentes.
Durante o evento, o governador Helder Barbalho destacou a importância desse avanço para simplificar a vida dos cidadãos. "Com esta carteira digital, o cidadão não precisará mais ter ao mesmo tempo carteira de habilitação, o seu CPF e o seu RG, tudo estará no mesmo local", enfatizou. Ele ressaltou que essa unificação em um único documento e banco de dados é uma ferramenta essencial para a redução da criminalidade no país.
"A partir de agora o usuário poderá acessar seu documento diretamente do seu aparelho celular", mencionou o delegado-geral Walter Resende, enfatizando a acessibilidade proporcionada pela versão digital da nova identidade.
O secretário de segurança pública, Ualame Machado, ressaltou que o novo RG é fundamental para reduzir crimes. "Hoje nós temos um sistema biometrizado que tem toda a garantia de que a identidade é quase imune à falha para que a gente possa cada vez mais dar um serviço de qualidade", enfatizou.
Essa nova identidade estará disponível gradualmente nas Usinas da Paz, Estações Cidadania, postos de identificação do Estado e municípios, em colaboração com as prefeituras, até 2032, permitindo que todos façam a transição para o novo modelo.
A solicitação das novas Carteiras estará disponível a partir de 11 de janeiro, por agendamento no site da Polícia Civil do Pará, seguindo procedimentos já utilizados para a documentação atual. É necessário não ter pendências no CPF, pois a numeração será a mesma, com dados retirados da base da Receita Federal.
Após o agendamento, os usuários devem comparecer a um Posto de Identificação da Polícia Civil na data marcada. O prazo para emissão é de aproximadamente 10 dias após a coleta biométrica. A 1ª via será gratuita, enquanto a 2ª via estará sujeita a uma taxa, de acordo com a legislação.
Apesar da disponibilidade da nova identidade, o documento atual permanecerá válido até janeiro de 2032, conforme o decreto federal nº 11.797 de novembro de 2023, evitando a necessidade urgente de atualização.
Fonte: *com informações da Agência Pará