O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), através da Defesa Civil Nacional, anunciou nesta terça-feira (7) o reconhecimento da situação de emergĂȘncia em seis municípios do ParĂĄ. A medida, publicada no DiĂĄrio Oficial da União (DOU), visa atender às necessidades desses municípios que foram afetadas pelas intensas chuvas.
Os municípios de Bagre, Colares, Palestina do ParĂĄ, Placas, Prainha e Rurópolis agora estão aptos a solicitar recursos do MIDR para ações de assistĂȘncia humanitĂĄria. Estes recursos serão destinados à compra de alimentos, ĂĄgua potĂĄvel e combustível para os veículos responsĂĄveis pelo transporte dos mantimentos.
Atualmente, o ParĂĄ registra um total de 36 reconhecimentos federais de situação de emergĂȘncia.
Os procedimentos para solicitar recursos junto ao MIDR exigem que os municípios em situação de emergĂȘncia utilizem o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após o envio dos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada uma portaria no DOU especificando o valor a ser liberado.