A Vigilância Sanitária encerrou duas eventos clandestinos na noite do último sábado (5) em Santarém, oeste do Pará. As duas festas, que continuam proibidos de acordo com decreto municipal, estavam sendo realizadas na Serra do Saubal e na comunidade São Brás. A operação integrada aconteceu após denúncias anônimas.
Na Serra do Saubal, que fica localizada na grande área da Nova República, cerca de 40 pessoas participam do evento. Já no São Brás, na região do Eixo Forte, quase 60 pessoas estavam na festa clandestina. Nos dois casos os organizadores foram autuados e as festas encerradas com dispersão dos participantes.
Em um dos eventos, denominado "Baile Noite Negra", onde inclusive havia pulseira de acesso ao local, a equipe da Vigilância constatou o uso de som e venda e consumo de bebidas alcoólicas.
A operação integrada contou com a participação de vários órgãos de segurança, entre eles a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar. O objetivo das fiscalizações é coibir práticas irregulares e desrespeitosas aos decretos e legislação municipal e ocorrem tanto na área urbana como em comunidades do planalto e Eixo Forte.
Em Santarém, festas e eventos estão proibidos de acordo com o decreto municipal e também por decisão judicial da 6ª Vara Cível e Empresarial, que determinou a não realização de festas no município. A multa para quem descumprir chega a R$ 100 mil.
Segundo a Vigilância Sanitária, as denúncias feitas pela população ajudam a identificar os locais onde os eventos ocorrem e a combater as aglomerações.
No domingo (6) dois bares foram flagrados pela Vigilância Sanitária com público acima do permitido, sem distanciamento e sem máscaras. Os estabelicimentos localizados na Praia do Maracanã foram atuados e as pessoas foram dispersadas.