A apresentação e bênção dos símbolos oficiais do Círio 2024 de Nossa Senhora da Conceição aconteceu nesta sexta-feira (25), na Catedral Metropolitana de Santarém. A Santa Missa, presidida por Dom Irineu Roman, e concelebrada por padres da Arquidiocese, marcou o início oficial das festividades.
Durante a celebração, foram apresentados três símbolos importantes para o Círio: a corda, o terço e o manto.
Neste Círio de 2024, que chega à sua 106ª edição, a Diretoria da Festa adquiriu uma nova corda, em seu modelo tradicional, com 300 metros de comprimento e 50 milímetros de diâmetro, instrumento de devoção dos "cordeiros" que conduzem a imagem da padroeira.
O terço, doado pela família Sena Monteiro, mede cerca de 77 centímetros e foi confeccionado em São Paulo, simbolizando as orações e súplicas elevadas a Deus por meio da intercessão de Nossa Senhora. As contas das Ave-Marias são na cor rosa-chá, representando a delicadeza da Mãe Imaculada e fazendo referência à pureza de uma criança aos seus cuidados. As contas do Pai-Nosso têm o formato de rosa, simbolizando o jardim da Rainha da Paz. Tanto o entremeio da Salve Rainha quanto o crucifixo possuem a presença do Espírito Santo.
O manto, confeccionado à mão por Junior Cerdeira e Rodrigo Ferreira, apresenta elementos destacados nas escrituras sagradas, abordando o tema "Maria Imaculada, Mensageira e Rainha da Paz". O manto foi costurado por Meide Barbosa Fonseca.
A idealização do manto traz um céu em degradê, nas cores azul royal, turquesa e celeste, confeccionado em tecido oxford branco sublimado, forrado com interlar para dar mais estrutura. Para o fundo do manto, foi utilizado o tecido prada azul bebê. Nas bordas, a renda guipir, com arabescos que se destacam em cor azul celeste, cravejado de cristais na mesma cor.
Ao centro, a pomba da paz, expressando o amor entre o Pai, Filho e o Espírito Santo, vem cravejada com mais de 1.200 pérolas douradas remetendo à cor do ouro. Logo atrás da pomba da paz, aparecem os raios de luz cravejados com 3.000 cristais e strass na cor dourada. Aos lados, há o "M" de Maria, bordado e cravejado de cristais, e ao redor os arabescos dourados.
Pode-se observar três arcanjos de resina, sendo São Gabriel, São Miguel e São Rafael, os anjos que se destacam pela sua proximidade com Deus e pela importância de suas missões. Ao redor, há arabescos moldados à mão, na cor dourada, dando referência à beleza de Nossa Senhora.
Acompanham o manto, o véu na cor branca, em tule francês e renda floral e um par de braceletes, confeccionados em tecido com bordado inglês branco.
A Diretoria da Festa da Conceição destacou a importância da celebração e agradeceu às famílias que doaram os símbolos oficiais, que farão parte da maior manifestação católica do oeste do Pará.
O Círio da Conceição, que chega à sua 106ª edição, ocorrerá no quarto domingo de novembro (24), com saída da Igreja de São Sebastião, seguindo seu tradicional trajeto até a Praça da Matriz.
(*) com informações de Arquidiocese de Santarém