O município de Santarém, oeste paraense, continua intensificando as ações de enfrentamento à Covid-19, a principal delas é a imunização contra o vírus. Além da área urbana, regiões ribeirinhas também recebem ação de vacinação.
De acordo com Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), só no mês de janeiro 8.042 pessoas já foram vacinadas contra a covid-19. A equipe de vacinação percorreu três regiões de rios: Arapiuns, Lago Grande e Aritapera sendo feito um montante de 1.825 doses pediátricas (crianças de 5 a 11 anos que foram vacinados com Pfizer), 4.412 doses de Pfizer adulto (1ª e 2ª dose), 925 doses de AstraZeneca (2 ª e 3ª dose) e 880 doses de Coronavac (1ª e 2ª).
Na área ribeirinha, até o fim de fevereiro, doses devem ser aplicadas em sete regiões: Arapixuna, Urucurituba, Arapiuns, Lago Grande, Aritapera, Tapará e Tapajós.
As equipes de saúde estão percorrendo as comunidades em uma embarcação com uma sala específica para vacinação, onde as doses do imunizante são acondicionadas na temperatura adequada garantindo a eficácia.
Ainda segundo a Semsa, o processo de triagem dos vacinados conta com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) que realizam a Busca Ativa nas comunidades.
Nesta etapa, a vacinação está disponível para todas as crianças de 5 a 11 anos. A Semsa disponibiliza também doses para outras faixas etárias que ainda não iniciaram ou não completaram o ciclo vacinal com duas doses e aqueles que estão em busca da dose de reforço.