A Prefeitura de Santarém anunciou para 2 de maio (início do segundo bimestre) a data de retorno das aulas cem por cento (100%) presenciais e obrigatórias para alunos da Rede municipal e em todas as modalidades, deixando assim o sistema de “grupos semanais” facultado apenas para alunos com comorbidades. A decisão foi tomada após reunião realizada na manhã desta terça-feira (12) com o comitê intersetorial, que por votação unânime decidiu pelo retorno presencial.
Por conta da pandemia da covid-19, o primeiro semestre do ano letivo 2022 iniciou em 15 de fevereiro de forma gradual, intercalado e não obrigatório com sistema de rodízio.
De acordo com uma nota técnica divulgada pelo comitê, serão adotados alguns protocolos de segurança como a comprovação de vacinação dos alunos, por meio da carteira vacinal, a ser entregue (cópia) na secretaria da escola.
Ainda de acordo com a nota, as famílias que não vacinarem as crianças/adolescentes devem assinar um termo de responsabilidade contendo o motivo da recusa em vacinar.
Um questionário elaborado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e respondido por quase 22 mil pais de alunos (21.936) aponta que o número de pessoas a partir de 5 anos vacinados contra a covid-19 é de 61,1% contra 37,9% de não vacinados.
Um trabalho conjunto da Semed e a Secretaria municipal de saúde (Semsa) serão desenvolvidas estratégias para sensibilizar e estimular a vacinação dos alunos acima de 05 anos, por meio de palestras e campanhas de imunização nas escolas.