A Paróquia Nossa Senhora da Conceição realiza na Sexta-feira Santa (15) a “Procissão do Encontro” a partir das 10h em Santarém, oeste do Pará. Assim como no ano passado, este ano ela ocorre em forma de carreata. Será o encontro das imagens do “Senhor dos Passos”, saindo da Ufopa - Tapajós, bairro Salé, e de “Nossa Senhora das Dores”, com saída da Igreja N. Sra. das Graças, bairro Santa Clara. Elas vão percorrer diversas ruas da cidade para se encontrarem na Catedral, onde depois haverá a meditação das Sete Palavras de Jesus na cruz.
Há um costume da “Procissão do Encontro” representar a temática da Campanha da Fraternidade (CF). Como este ano a CF dá ênfase para a Educação, as carreatas vão passar em frente às universidades públicas e privadas, e escolas católicas da cidade de Santarém.
Segundo o vigário da comunidade N. Sra. das Graças, padre Sidney Canto, esta procissão “faz memória do encontro de Nossa Senhora com Jesus Cristo que carrega a sua cruz no caminho do calvário. Este momento de piedade e devoção é representado por uma procissão que aqui em Santarém era realizada no século 19 até os anos de 1970. Essa devoção contava com a participação das mulheres e dos homens que saiam em duas procissões separadas. As mulheres conduziam o andor de Nossa Senhora das Dores e os homens o andor com o Cristo carregando a cruz”.
As procissões se encontravam na esquina da travessa Siqueira Campos, próximo a Catedral, e depois um padre ou o bispo fazia o Sermão do Encontro.
A Procissão do Encontro foi retomada ano passado na manhã da Sexta-feira Santa com as antigas imagens do “Senhor dos Passos” e de “Nossa Senhora das Dores” que foram restauradas.
Procissão do Senhor Morto
A Catedral Metropolitana de Santarém realiza na Sexta-feira Santa, 15, a Procissão do Senhor Morto. Será após a Celebração da Paixão que inicia às 15h.