Projeto itinerante realiza ação de combate à pobreza menstrual por meio da produção de absorventes ecológicos em Belém, no PA

O projeto irá capacitar 10 costureiras locais para produção de 90 absorventes ecológicos.

Por Pablo Vastei em 15/08/2022 às 07:23:58

Foto: Emile Gomes

Calcinha, absorventes, coletores e produtos de higiene são elementos básicos para uma mulher poder realizar sua higiene menstrual, mas isso não é uma realidade para todas. Segundo o Cadastro Único do Governo Federal de 2022, Belém é a 6ª maior cidade brasileira em pessoas que estão em situação de pobreza e em sua maioria mulheres, essas mulheres não possuem acesso a nenhum desses elementos para realizar sua higiene durante o período menstrual.

Pobreza menstrual é o nome dado a essa falta de acesso a meninas e mulheres a produtos básicos para manter a higiene no período da menstruação. O conceito vai além da falta de absorventes, envolve a escassez de banheiros, água encanada, informação e recursos para realizar sua higiene. 

Após impactar mais de 200 mulheres no Amazonas, o projeto itinerante “Não À Pobreza Menstrual” desembarca em Belém para realizar oficina com mulheres costureiras de produção de absorventes ecológicos, rodas de conversa e doação de kits menstruais.

O Rebbú em parceria com Chibé Produções e Colibri de Outeiro, irá capacitar 10 costureiras locais para produção de 90 absorventes ecológicos. Os absorventes produzidos serão doados para 30 meninas e mulheres do bairro São João do Outeiro no dia 12.08. 

“Ao contrário do pacote de absorvente descartável que dura menos de 1 ciclo da mulher, ou seja, 1 mês, o absorvente ecológico tem uma duração de 3 anos. Além disso, essas mulheres podem utilizar o aprendizado das oficinas como renda, o que traz retorno e impacto positivo para a comunidade local” destacou, Juliana Gonçalves, fundadora do Rebbú.

O objetivo é que 30 mulheres sejam beneficiadas com um kit com três absorventes ecológicos, sabonetes e camisinhas durante a ação. 

Sobre o projeto itinerante:

O projeto itinerante “Não À Pobreza Menstrual” é uma iniciativa que visa eliminar a pobreza menstrual, por meio do acesso a absorventes ecológicos, para 1.000 mulheres do Norte e Nordeste do Brasil.

Como ajudar:

Doação via PIX, o CNPJ 35.025.649/0001-41, em nome de Juliana de Souza Gonçalves ou pela link: https://apoia.se/naoapobrezamenstrual

Comunicar erro
PLAY
PLAY 2

ComentĂĄrios

DOE SANGUE