Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Candidata à Câmara Federal, Maial Kaiapó, lidera arrecadação em Vaquinha Virtual para campanha eleitoral no PA

Com candidatura novata e sem acesso a recursos partidários volumosos, Maial surge inovando.


Foto: Danila Bustamante

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou os dados de financiamento no Pará. A campanha de crowdfunding (vaquinha virtual) de Maial Kaiapó é a que mais arrecadou no Estado. Apoio fortalece as ações de divulgação da candidatura que disputa uma vaga para o cargo de Deputada Federal e revela incentivo de eleitores.

Fazer chegar à mensagem para mais paraenses é um dos maiores desafios de Maial, que tem como meta garantir os direitos do povo e da natureza, promovendo saúde e educação para todas e todos. É a primeira disputa de Maial (PSOL-REDE) que já representa a escolha de muitos: o desejo dos indígenas Kaiapó que a indicaram como candidata a deputada federal pelo Pará. 

Com candidatura novata e sem acesso a recursos partidários volumosos, Maial surge inovando. Lançou crowdfunding ou “vaquinha virtual”, um financiamento coletivo para angariar recursos de apoio à estratégia de campanha eleitoral. 

A primeira advogada Kaiapó recebeu apoio de pessoas que compartilham do princípio de uma política justa, plural e compartilhada. Até o último dia 25 de agosto foram 57 doadores, que juntos, representam o montante de R$ 11.815. A vaquinha de Maial ocupa números importantes registrados na prestação de contas do TSE: o primeiro lugar no Pará, o segundo em candidatura indígena no país, e a 105ª posição nacional, conta o doutor em Administração Pública e Governo (FGV), Arthur Fisch. 

“São números que mostram a força da campanha e o apoio de diversas pessoas que estão doando, trabalhando e querem fazer com que ela vá pra frente. Isso é legal porque é uma candidatura orgânica com participação social. A gente gostaria de ver mais candidaturas assim, que consigam mobilizar pessoas, recursos, ideias. E que a partir daí se construa um bom sistema político e eleitoral” - analisa o pesquisador de dados eleitorais, com ênfase em financiamento de campanhas.

As vaquinhas eleitorais (crowdfunding) existem desde as eleições de 2018. Também foram usadas no pleito de 2020 e agora, pela terceira vez, têm sido uma ferramenta importante para as candidaturas de quem está ingressando na política, possibilitando a arrecadação de recursos de forma pulverizada. Esse tipo de financiamento para campanhas eleitorais foi instituído pela reforma eleitoral de 2017 e é regulamentado na Resolução nº 23.607/2019 (artigos 22 a 24).

“As vaquinhas facilitam muito o processo de doação. Você pode doar pela internet, com cartão de crédito, de forma mais simples. E isso é relevante para o financiamento de candidaturas. Em geral as candidaturas que mais utilizam esse recurso são aquelas de pessoas mais jovens, pessoas que estão entrando na política, e que ainda não têm acesso a recursos partidários volumosos e não têm outras fontes de financiamento. É um instrumento super importante para a democracia e para a participação popular no financiamento de campanhas” – avaliou Fisch. 

Para Maial, que integra um grupo de candidatos que pleiteiam ocupar a Câmara Federal para lutar pelos direitos dos povos da floresta, um sonho coletivo apelidado de ‘bancada do cocar’, as doações representam a força de um mandado coletivo.

“Eu fico muito grata com o apoio que tenho recebido e agora com o apoio da vaquinha virtual, vamos poder ecoar ainda mais o nosso anseio de lutar pelas mulheres, por serviços públicos de qualidade, respeito aos direitos, diversidade, meio ambiente, geração de emprego e renda. Muito obrigada a todos e todas que contribuíram" - agradece. 

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!