A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) publicou nesta sexta-feira (18) recomendações para previne a infecção contra Covid-19, uma delas é a volta da utilização de máscaras de proteção. Segundo a Ufopa, nas últimas semanas, foi identificada no Brasil a nova variante BQ.1 do coronavírus, o país também vem registrando o aumento de casos de covid-19 e de síndrome respiratória aguda grave (SRAG).
A universidade disse ainda que apesar de ainda não haver um alerta oficial sobre o aumento dos registros, o cenário já é objeto de preocupação entre especialistas da área da saúde e gestores públicos.
Ainda de acordo com a Ufopa, foi observado um crescente aumento de demandas de realização de exames para detecção de covid-19 no Laboratório de Biologia Molecular (Labimol), assim como aumento de casos da doença em diversos setores da instituição. Até o final de outubro de 2022, cerca de 10% dos exames realizados pelo Labimol apresentavam resultado positivo. No presente momento, a taxa de positivação encontra-se próxima a 40%.
É consenso entre pesquisadores que a covid-19 é uma ameaça persistente e perigosa ao mundo. Por isso, requer cuidados sanitários ininterruptos e a manutenção do calendário de reforço de vacinação, com a produção constante de imunizantes para preservar vidas e reduzir impactos nas políticas de saúde pública e nas taxas de mortalidade.
Portanto, recomendamos que servidores e estudantes adotem as medidas de controle contra a covid-19:
· utilizar máscaras em ambientes fechados;
· higienizar as mãos, os objetos e os ambientes com álcool 70%;
· manter a vacinação contra covid-19 em dia, com as duas doses de reforço;
· em caso de sintomas suspeitos, requerer ao Labimol o agendamento de testagem para a covid-19, pelo e-mail labimol@ufopa.edu.br;
Medidas simples podem auxiliar na prevenção da doença, evitando o agravamento dos dados epidemiológicos e o retrocesso no enfrentamento da covid-19.