O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) conquistou mais uma vez a Certificação de Excelência da Organização Nacional de Acreditação (ONA), nível III, consolidando-se como referência em saúde pública no Brasil. A certificação, que atesta o alto desempenho na segurança e qualidade do atendimento, foi concedida após avaliação remota realizada pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), instituição acreditadora credenciada à ONA.
Durante a auditoria de dois dias, foram avaliadas 25 áreas e um total de 1.027 itens internos do hospital, confirmando a manutenção do nível máximo de excelência. O secretário de Estado de Saúde Pública (Sespa), Rômulo Rodovalho, comemorou o reconhecimento. “O trabalho desenvolvido no HRBA é feito por muitas mãos. São pessoas qualificadas que atuam dia e noite para levar à população da região uma assistência à saúde de qualidade e de forma humanizada. E prova deste trabalho diário, é que hoje, o Regional do Baixo Amazonas recebe esse reconhecimento de uma instituição que avalia aos mais rigorosos padrões de exigência, avaliando desde a assistência aos processos de alta gestão”.
O diretor-geral do HRBA, Éder Lúcio de Souza, expressou seu orgulho pela manutenção do nível de certificação, enfatizando que as condutas adotadas em relação à segurança do paciente e à qualidade do atendimento estão no caminho certo.
“Para nós, é motivo de muito orgulho manter este nível de certificação. Isto é sinal que as condutas adotadas em relação à segurança do paciente e à qualidade do atendimento estão no caminho certo. Quem ganha com tudo isso são os nossos usuários e a sociedade, que recebem uma assistência segura e respeitando as necessidades e os cuidados centrados no paciente” - comemorou o diretor-geral do HRBA.
As avaliadoras destacaram diversos pontos fortes do HRBA, como a abertura da unidade para a sociedade civil, ações de sustentabilidade e reaproveitamento, o atendimento especializado oferecido pelo time cuidador de pele do ambulatório de especialidades, e o trabalho de humanização desenvolvido no hospital. Além disso, a unidade foi elogiada por seus projetos de escolarização e classe hospitalar, o reconhecimento e premiação dos colaboradores mais elogiados, e a participação ativa dos pacientes e acompanhantes na avaliação do atendimento prestado.
Após a divulgação do resultado positivo, os gestores do hospital e os diretores do Instituto Social Mais Saúde se reuniram para comemorar a conquista. Os colaboradores e prestadores de serviços expressaram sua satisfação pela manutenção do nível de excelência e pelo trabalho realizado em prol do bem-estar e da qualidade da assistência aos pacientes.
Deusilene Pontes, gerente do Núcleo de Segurança e Qualidade do Paciente (NQSP), enfatizou a importância dessa conquista para reconhecer o esforço e a dedicação de todos os colaboradores e profissionais do hospital. Ela ressaltou que o cuidado prestado é realizado com qualidade e segurança, graças ao comprometimento e à estratégia centrada no paciente.
“Eu confio muito em todos. Sinto-me muito feliz em ter esses colaboradores como amigos e fazendo parte do time de colaboradores do HRBA, lutando pelo melhor e sempre por uma assistência digna aos nossos pacientes”. – destacou o diretor técnico, Epifânio Pereira.