A Unidade de Controle de Mercadorias em Trânsito do Tapajós realizou uma operação de fiscalização no porto da cidade de Oriximiná, localizado às margens do Rio Amazonas. A ação foi no último domingo (18) e teve como resultado a apreensão de mais de 125 mil unidades de bebidas, que estavam sendo transportadas sem documento fiscal.
Entre as mercadorias apreendidas, destacam-se 113.763 latas de cerveja, 5.232 refrigerantes e 7.200 garrafas de água mineral. Todas essas bebidas estavam desacompanhadas de documentação legal e eram transportadas em uma embarcação boieira que estava em processo de descarregamento no porto da cidade.
As mercadorias tinham como origem o estado do Amazonas e tinham como destino final a cidade de Oriximiná. A Unidade de Controle de Mercadorias em Trânsito do Tapajós atua tanto nas vias fluviais quanto nas terrestres para ampliar a eficácia de suas operações.
Além das bebidas, foram encontradas na mesma embarcação boieira 12 mil unidades de garrafas de vinagre, também sem documentação fiscal. O valor total da carga apreendida foi estimado em R$ 379.035,40.
O coordenador da Unidade de Tapajós, Maycon Valle Freitas, informou que foram lavrados quatro Termos de Apreensão e Depósito (TAD) no valor total de R$ 191.369,02, referentes a impostos e multas decorrentes da irregularidade constatada.