Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) do Pará apreenderam na última sexta-feira (07), uma carga sem documentação no porto urbano de Oriximiná, no Oeste do estado. A mercadoria, avaliada em impressionantes R$ 280.135,27, vinha da cidade de Manaus (AM) e estava completamente desprovida de documentos fiscais.
A apreensão revelou uma lista diversificada de itens contrabandeados, incluindo 3 mil latas de cerveja, 2 mil latas de refrigerante de 350 ml, 3 toneladas de carne seca, baterias e peças automotivas, além de equipamentos eletroeletrônicos, entre outros produtos.
A operação ocorreu no exato momento em que a embarcação atracava na orla do município. Os fiscais, atentos e perspicazes, notaram imediatamente a tentativa de ocultação da mercadoria. Surpreendentemente, os fardos de cerveja, que são sujeitos a altos impostos, foram encontrados nos banheiros da embarcação. "Foi uma clara tentativa de dissimulação", declarou Maycon Valle Freitas, coordenador da unidade da Sefa no Tapajós.
Devido à descoberta das mercadorias ocultas no porão e nos banheiros, dificultando a ação fiscalizadora, a embarcação foi autuada e colocada em embargo. Um total de 11 Termos de Apreensão e Depósito (TAD) foram lavrados, resultando em impostos e multas no valor de R$ 94.039,77.