No dia 6 de novembro, o Ministério Público Federal (MPF) receberá representantes de movimentos sociais e do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no município de Santarém, no oeste do Pará, para discutir questões fundiárias relacionadas às comunidades quilombolas. O encontro, agendado para iniciar às 9h, acontecerá na sede da Procuradoria da República no Município (PRM) de Santarém.
Além de debater o andamento de processos e procedimentos de interesse das comunidades quilombolas, o evento contará com uma programação cultural liderada pelos movimentos sociais. Esta iniciativa marca o início das celebrações do mês da Consciência Negra.
A programação do mês da Consciência Negra em Santarém é construída em colaboração com diversos grupos e entidades, incluindo o Movimento Negro Unificado, Kitanda Preta, Coletivo Negro Alessandra Caripuna, Coletivo de Estudantes Quilombolas da Ufopa, Coordenação Estadual das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Pará (Malungu) e Federação das Organizações Quilombolas de Santarém. O Ministério Público do Estado do Pará e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) também estão envolvidos na organização.
Além disso, a programação inclui visitas programadas à Afroteca Willivane Melo, que acontecerão de 9 a 16 de novembro. Essas visitas são voltadas para crianças de 4 a 8 anos, que serão reunidas em grupos durante as manhãs e tardes. Para participar, os responsáveis devem enviar o nome da criança, idade, dia e turno desejado para a visita por e-mail até o dia 4 de novembro. ([email protected])
A Afroteca Willivane Melo está localizada no Theatro Municipal Victória, em Santarém, e foi criada em agosto de 2022 como uma iniciativa voltada para a educação antirracista. Através de livros, jogos, brincadeiras e instrumentos musicais, as crianças são incentivadas a desenvolver atitudes e pensamentos igualitários desde a infância.