Operação conjunta resulta na apreensão de 100 mil toneladas de manganês e 1.144 toneladas de cobre em Barcarena, no PA

Equipes realizaram ações de fiscalização e monitoramento em áreas suscetíveis à exploração ilegal de manganês.

Por Pablo Vastei em 10/11/2023 às 14:44:52

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Em uma ação conjunta, a Receita Federal e a Polícia Federal, em colaboração com a Agência Nacional de Mineração, realizaram nos dias 8 e 9 de novembro uma operação no Porto de Vila do Conde, município de Barcarena, região metropolitana de Belém, com o objetivo de combater a exploração, comercialização e exportação ilegal de manganês.

O manganês, recurso mineral essencial na indústria siderúrgica e de ligas metálicas, tem enfrentado desafios crescentes relacionados à exploração ilegal. Para abordar essa questão, as agências federais uniram forças, destacando-se a importância de medidas enérgicas para preservar a legalidade e sustentabilidade do setor.

Segundo a Polícia Federal, durante a operação, equipes realizaram ações de fiscalização e monitoramento em áreas suscetíveis à exploração ilegal de manganês. Ao todo, 15 autos de apreensão foram expedidos nos dois dias, resultando na apreensão de 100 mil toneladas de manganês, avaliadas em 50 milhões de reais, e 1.144 toneladas de cobre, com valor total de 1,1 milhão de reais.

Foto: Divulgação/Polícia Federal

“Essa operação conjunta representa um passo significativo na preservação dos recursos minerais do país, bem como na proteção dos interesses legítimos da indústria mineral. Além disso, enfatiza o compromisso contínuo das autoridades federais em coibir práticas ilegais que prejudicam a economia e o meio ambiente.” – disse a PF.

Comunicar erro
PLAY
PLAY 2

Comentários

DOE SANGUE