Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Decisão Judicial

Prefeito Nélio Aguiar pode ser afastado se não melhorar condições do Hospital Municipal de Santarém

Liminar foi concedida após pedido do Ministério Público.


Foto: Reprodução

O juiz Claytoney Ferreira Passos, titular da Vara de Fazenda Pública e Execução Fiscal de Santarém, acatou um pedido do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). O juiz concedeu uma liminar que pode resultar no afastamento do prefeito Nélio Aguiar, caso não sejam realizadas as obras necessárias para o pleno funcionamento do Pronto Socorro do Hospital Municipal de Santarém dentro de 60 dias após a notificação da Prefeitura.

A decisão, disponível no sistema do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, considerou documentos, vistorias, inspeção judicial e petições do município que confirmam a não execução das obras, bem como o perigo da demora. Isso se deve não apenas à questão de saúde pública, mas também ao incêndio ocorrido no hospital durante a tramitação da ação para cumprimento da sentença.

Segundo a liminar, o prazo sugerido pelo Ministério Público é mais do que razoável para o cumprimento da medida e está de acordo com o art. 301 do Código de Processo Civil (CPC). Portanto, o juiz concedeu um prazo de 60 dias para que o prefeito Nélio Aguiar cumpra integralmente a sentença, sob pena de afastamento do cargo.

O Ministério Público também havia solicitado o afastamento do secretário municipal de Saúde, Albino Portela, mas o juiz entendeu que a medida não teria efeito prático. Quanto ao pedido de aumento do bloqueio de R$ 5 milhões para R$ 10 milhões das contas da prefeitura e o bloqueio de toda a propaganda institucional do prefeito, o juiz Claytoney Passos ponderou que isso não resolveria a questão do hospital.

O Portal do Tapajós solicitou um posicionamento da Prefeitura de Santarém, mas até o momento não tivemos retorno.

Pará Santarém Justiça

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!