O prazo para solicitação de isenção e justificativa de ausência no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) encerra na sexta-feira (26). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza essa oportunidade para estudantes que se enquadram nos critérios estabelecidos, como baixa renda familiar.
"Fazer o Enem de forma gratuita é uma chance que todos aqueles que têm direito deveriam aproveitar. Não ter que desembolsar o valor da taxa já é um grande incentivo. Agora, com a minha nota, vou tentar uma vaga na Universidade de Brasília (UnB)", afirma Thaís Assunção, 18 anos, estudante que realizou o Enem pela primeira vez em 2023.
Para Rodrigo Eloi de Souza, estudante de 20 anos, "o valor da taxa pode ser um empecilho para muitas pessoas que tenham interesse em se inscrever no exame. Então, a isenção possibilita que mais pessoas façam o exame." Com sua nota, Rodrigo conseguiu uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
O período para solicitação de isenção e justificativa de ausência no Enem de 2023 é de 15 a 26 de abril. Os resultados serão divulgados em 13 de maio, com um período de recursos de 13 a 17 de maio e o resultado dos recursos sendo anunciado em 24 de maio.
O Enem, ao longo de mais de duas décadas, se consolidou como a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção de estudantes.