Capacitação profissional transforma a vida de jovens e adultos na Amazônia

A iniciativa busca apoiar a qualificação profissional na região Oeste do Pará.

Por Redação/Portal do Tapajós em 25/07/2024 às 15:16:36

Foto: Divulgação/MRN

Promover a capacitação profissional de jovens e adultos para a conquista de empregos é um dos principais objetivos do Projeto Educação pela Amazônia. Desenvolvido pela Mineração Rio do Norte (MRN) em parceria com a Paróquia Santa Isabel, a Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social de Terra Santa e o Centro de Estudos Sociais Interestadual (CESI), o projeto recentemente capacitou 19 moradores do município de Terra Santa, na região Oeste do Pará, através do curso NR-10, voltado para segurança em instalações e serviços com eletricidade.

Ao final do curso, os participantes receberam certificados que funcionam como um "selo de qualidade" e são diferenciais na busca por melhores posições e remunerações. Josane da Silva Tavares, de 31 anos, celebrou a oportunidade. "Aprendi muitas coisas boas que serão úteis para minha carreira profissional. Esse curso abriu minha mente e sou grata à MRN, pois muitas vezes não temos condições financeiras para pagar por uma atividade como essa", afirmou.

Isabel Crystina Silva, outra participante, destacou a relevância do curso para a comunidade local. "O curso foi de suma importância para todos que desejam ingressar no mercado de trabalho. Vamos aproveitar ao máximo o que aprendemos", disse.

Elessandra Corrêa, analista de Relações Comunitárias da MRN, destacou o compromisso da empresa com a capacitação profissional das comunidades. "A educação é uma iniciativa promissora, e a empresa vê na oferta de cursos profissionalizantes uma poderosa ferramenta para capacitar e fortalecer as comunidades locais. Estamos proporcionando oportunidades concretas de crescimento pessoal e progresso socioeconômico. A MRN está comprometida em investir no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos, deixando um legado de inclusão social para todos na região", declarou.

Além do curso de NR-10, o Projeto Educação pela Amazônia oferece educação básica e qualificação profissional em outras localidades. Desde sua estruturação em 2022, a iniciativa já beneficiou comunidades como Lago do Ajudante, Abuí, Serrinha e Boa Vista, em Oriximiná, além de áreas rurais nos municípios de Faro e Terra Santa. Até o final do ano passado, 368 alunos participaram do programa, distribuídos em 28 turmas, totalizando 4720 horas de formação.

Comunicar erro
PLAY
PLAY 2

Comentários

DOE SANGUE