MPF promove escuta pública para discutir estratégias de combate à seca em comunidades quilombolas de Óbidos e Almeirim, no PA

Evento será na próxima quarta-feira (21), em Santarém, com possibilidade de participação por videoconferência.

Por Redação/Portal do Tapajós em 15/08/2024 às 16:32:32

Foto: Ascom-PMO, 2023

O Ministério Público Federal (MPF) realizará uma escuta pública na próxima quarta-feira (21) para discutir e avaliar estratégias de resposta à seca que afeta comunidades quilombolas e outros povos tradicionais nas microrregiões de Óbidos e Almeirim, no Pará. O evento acontecerá na sede do MPF em Santarém (PA) e também será transmitido por videoconferência, com início marcado para as 14h.

O objetivo da escuta é que o Poder Público apresente formas de prevenção, planejamento e enfrentamento das emergências climáticas que têm impactado a região do baixo Amazonas. A proposta do MPF é elaborar planos que incluam previsão de cenários, redução de impactos e adaptação às situações de crise climática.

A necessidade de uma resposta coordenada surge após relatos apresentados por associações quilombolas durante a 25ª Mesa Quilombola, que destacaram as dificuldades enfrentadas pelas comunidades tradicionais da Calha Norte. As mudanças climáticas têm provocado crises periódicas, com sérios impactos ambientais, socioeconômicos e culturais, afetando diretamente as famílias dessas regiões.

O MPF convida toda a população a participar da escuta pública. Foram enviados convites especialmente a representantes das comunidades tradicionais, Prefeituras, Defesas Civis, Secretarias de Assistência Social e Promotorias de Justiça dos municípios de Almeirim, Faro, Juruti, Óbidos, Oriximiná e Terra Santa. O evento também contará com a participação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), da Defesa Civil Estadual, associações locais e outras entidades representativas.

Comunicar erro
PLAY
PLAY 2

Comentários

DOE SANGUE