Após 10 anos do primeiro momento, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré sobe ao Corcovado ao encontro do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, na próxima quarta-feira (8) em um momento de oração e bênçãos, finalizando com live da cantora paraense Fafá de Belém. O evento tem patrocínio do Instituto Cultural Vale e celebra o dia de Nossa Senhora de Nazaré, comemorado nesta data, quando foi realizado o primeiro Círio, em 1793. Somente em 1901 o Bispo Dom Francisco determinou que o Círio fosse celebrado no segundo domingo de outubro. A ideia do evento surgiu da própria Fafá de Belém, que logo recebeu o apoio da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) e Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro.
Fafá de Belém irá cantar cinco músicas, entre elas Ave Maria e Eu Sou de Lá. “A importância desta ação é gigantesca para o povo paraense, teremos Nossa Senhora de Nazaré encontrando seu filho no Cristo Redentor, num momento no qual o mundo todo pede saúde, paz, amor e solidariedade. É o primeiro evento juntos a Varanda de Nazaré e a DFN, que para mim é uma honra”, afirma Fafá.
Em 2020, por conta do cenário da pandemia, a visita não ocorreu. E, este ano, a Imagem retorna à cidade, para renovar a fé e estimular o encontro de fiéis com o símbolo da devoção mariana em todo o território brasileiro. A visita ocorre de 05 a 08 de setembro. Neste domingo (5) a abertura da programação foi na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Copacabana, onde foi celebrada uma missa e em seguida uma carreata pela orla de Copacabana.
Já na segunda-feira (6) a Imagem sairá para Paquetá, com carreata pela região, e encerrando o dia às 19h30, com missa na Capela Nossa Senhora de Montserrat, em Vargem Grande. No feriado de 7 de setembro, as comemorações iniciam com missa com a Legião de Maria na Catedral, no Centro, e encerram a noite com missa na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Anchieta.
Na quarta-feira (8) último dia das peregrinações, a partir das 17h30 ocorre um momento de oração e bênçãos no santuário Cristo Redentor, encerrando com a live aos pés do Cristo. “Retomamos agora este evento que é muito importante para nós, e com esta bênção ao Rio de Janeiro e ao Brasil. A gente precisa mostrar para o país o espetáculo que é o nosso Círio de Nazaré. A ideia é que seja um embrião para um evento anual e esperamos que em 2022, na 230º edição do Círio de Nazaré, seja bem maior, e gostaríamos de incluí-lo no calendário anual do Círio”, destaca Albano Martins, coordenador da DFN.
Círio no Rio de Janeiro
Esta será a décima segunda edição do Círio de Nazaré na cidade do Rio de Janeiro, trazido ao Rio pelo Cardeal Arcebispo Dom Orani João Tempesta, em 19 de abril de 2009. Dom Orani, no período de 2004 a 2009, foi arcebispo de Belém do Pará.
Confira a programação completa:
06/09- Segunda-feira
9h - Saída para Paquetá (Estação das Barcas-Praça XV)
10h - Carreata em Paquetá
11h30 - Missa na Paróquia Senhor Bom Jesus do Monte
14h30 - Retorno ao Rio de Janeiro
19h30 - Missa na Capela de Nossa Senhora Montserrat (Vargem Grande)
07/09- Terça-feira
10h - Missa com a Legião de Maria na Catedral (Centro)
14h30 - Missa no Seminário Arquidiocesano de São José
17h - Carreata até a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré (Anchieta)
19h - Missa na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré (Anchieta)
08/09- Quarta-feira
10h - Missa no Santuário Basílica de São Sebastião (Tijuca)
13h30 - Momentos com os Amigos da Rádio na Catedral (Centro)
15h - Terço da Misericórdia na Catedral de São Sebastião
17h30- Oração e Bênção no Santuário Cristo Redentor
18h - Live no Santuário Cristo Redentor com Fafá de Belém