Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Impasse

FPF adia primeira partida do Tapajós no Campeonato Paraense de Futebol

Equipe também corre o risco de exclusão da competição por denúncia envolvendo escalação irregular.


O Boto Santareno está em pré-temporada em Santa Bárbara do Pará. (Foto: Divulgação / Tapajós FC)

O Parazão inicia nesta quarta-feira (26) e as equipes seguem se preparando para a primeira rodada, está quase tudo pronto para o começo do maior show de esporte do futebol paraense, ou quase tudo, isso porque o Tapajós, representante Santareno na competição ainda vive uma semana de incertezas.

A Federação Paraense de Futebol anunciou o adiamento da partida de estréia do boto contra o Independente de Tucuruí por conta da falta de um estádio para sediar os jogos. Além disso, o clube vai sentar no banco dos réus nesta segunda-feira, 24, e corre o risco de ser excluído do campeonato.

Em vídeo divulgado pela assessoria de imprensa do clube, o presidente Sandclei Monte afirma ver "estranheza" nessa sucessão de fatos em torno da estreia e participação do Tapajós no Parazão 2022. Sandeclei disse que informou à FPF que o clube vai atuar na Curuzu, mas a entidade segue alegando "inversão de mando de campo" e vetando a utilização do estádio. Além disso, ele acredita que, com a posse de Graciete Maués na FPF, que acontece nesta segunda-feira, o clube vai conseguir estrear na próxima quinta-feira, 27, no Parazão.

"O Tapajós foi notificado que seu jogo seria adiado, com a estreia indo para depois da segunda rodada. A gente vê estranheza nisso, até porque o regulamento diz que o clube tem que indicar o seu mando de jogo e o Tapajós assim fez. A Federação não aceitou o campo da Curuzu, alegando que o Paysandu não poderia jogar com o Tapajós na Curuzu com o mando sendo do Tapajós.  Ainda estamos apostando que vamos estrear na quinta-feira contra o Independente. Vamos esperar essa mudança na Federação, com a posse da nova presidente e espero que ela tome as devidas decisões cabíveis", disse.

Já em relação ao julgamento do caso Arthur Oliveira, o presidente do Boto Santareno disse que foi uma surpresa para todos do clube a marcação da sessão para esta segunda-feira. Apesar disso, ele garante que toda a diretoria jurídica do clube vai estar presente na sede da FPF para acompanhar o julgamento.

"Agora a gente foi pego de surpresa com o julgamento do Tapajós hoje (no caso da suposta escalação irregular do técnico Arthur Oliveira em 2021). Vamos esperar esse julgamento de hoje, às 17h. O corpo jurídico do Tapajós estará todo presente na Federação", finalizou.

Explicando o caso

Durante o Parazão 2021, o Carajás alegou que o Tapajós havia utilizado o técnico Arthur Oliveira de forma irregular. A justificativa do clube de Outeiro é que o registro do treinador com o clube de Santarém não foi publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, e que a publicação foi apenas da rescisão contratual de Arthur com o Castanhal.

Na época, em maio de 2021, o Carajás entrou com uma denúncia no Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD-PA) por conta dessa suposta escalação irregular do treinador por parte do Tapajós. O clube pediu que o rebaixamento não foi homologado até que o caso fosse julgado pelo Tribunal.

Caso o TJD dê parecer favorável ao argumento do Carajás, o Tapajós deverá perder pontos e, assim, excluído do Parazão 2022, tendo o Carajás retornando ao campeonato deste ano.

Com informações do Portal Roma News

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!