Festival Folclórico do Colégio Dom Amando completa 50 anos de história

A edição deste ano retorna ao formato presencial e será dos dias 25 a 27 de agosto.

Por Pablo Vastei em 20/08/2022 às 18:48:10

Foto: Reprodução/CDA

O Festival Folclórico do Colégio Dom Amando é um dos mais tradicionais do município de Santarém, oeste do Pará. Com o tema "50 anos de Festival Folclórico do CDA: Uma viagem histórico-cultural", neste ano a programação será realizada de 25 a 27 de agosto. 

Segundo a coordenação do evento, o objetivo este ano é resgatar e celebrar os 50 anos de Folclore do CDA enfatizando as 3 frentes que compõe o projeto iniciado em 1973 que são pesquisas nas comunidades para construção das réplicas das moradias, iguarias ou comidas típicas e as manifestações culturais/danças, ajudando na valorização, preservação e continuidade cultural da região.

Foto: Reprodução/CDA

Todos os anos, o festival conta com apresentações, variados pratos típicos, artesanato regional, cultura, danças, barracas e muitas surpresas. 

“O Folclore do CDA é um evento de grande beleza que entrelaça a história da região a do Colégio Dom Amando e de seus eternos alunos, pela importância de propagação e resgate das manifestações culturais da região.” - destacou o Diretor Geral do CDA, Fernando Frozza.

Ainda segundo o diretor, um dos objetivos também é apresentar a comunidade o resultado do resgate do folclore durante o ano de 2022. “Tendo sua culminância em agosto no período do festival, desperta cada vez mais o sentimento de pertencimento e o compromisso de cada um que compõem o Dom Amando com a valorização e continuidade da cultura em nossa região”. 

O Projeto dos 50 anos do Festival Folclórico do Colégio Dom Amando: uma viagem histórico-cultural materializa e registra essas tradições possibilitando olhar o passado, refletir o presente para projetarmos o futuro cultural das próximas gerações. Desse modo, os elementos do folclore se insinuam nos propósitos e prática da educação com seu caráter funcional, pois, agregam temas educativos em seus contos populares, canções, danças, crenças, crendices, superstições, mitos, lendas, entre outros.

História e tradição 

No colégio Dom Amando o folclore teve início na década de 70 com o projeto cultural intitulada “Uma Noite na Roça” iniciado em 18 de agosto 1973. Tinha seus objetivos voltados para preservar a cultura amazônica e, principalmente, de Santarém; recuperar parte da cultura já desaparecida; envolver os alunos numa atividade sadia, alegre, educativa e cultural; incluir pais e professores em um trabalho conjunto e harmônico; envolver artesãos, demais artistas e a comunidade santarena em geral; mostrar as atividades feitas em sala de aula e apresentadas apenas dentro da escola, para a sociedade santarena. 

Estava nascendo uma das maiores manifestações culturais feita por uma instituição de ensino no Brasil, que com a participação e o envolvimento da família Dom Amando a partir de 1975, esses objetivos passaram a ser alcançados tendo o envolvimento da comunidade santarena.

O festival continuou crescendo envolvendo toda família CDA e a comunidade santarena, pois passou a movimentar o comércio com a compra de tecidos, enfeites, roupas; as costureiras; os artesãos; a música, a dança com a participação dos coreógrafos; as comunidades com as visitas para pesquisas; as intervenções feitas pelos educadores e alunos do CDA nas comunidades a partir de 2014; vendas dos produtos pelos comunitários para construção das barracas e a gastronomia; ganhando dessa forma, a dimensão para a qual ele foi criado, tornando-se inter e transdisciplinar. 

A partir de 1998, não apenas a comunidade interna e externa reconheceram o valor do folclore para cultura da região, mas as autoridades também, passando o Festival Folclórico do CDA a fazer parte do calendário dos eventos da cidade incluído pela Embratur.  

O Colégio Dom Amando continua com seus projetos, buscando cada dia a promoção de uma educação integral, tendo como seus pontos fortes a formação de um bom cristão: educando mentes e corações com uma educação em permanente movimento. O crescimento acontece, gradativamente, como resultado de uma base sólida desenvolvida desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

Serviço

Data: De 25 a 27 de agosto 
Horário: 19h
Local: Quadra do Colégio Dom Amando (Entrada pela Avenida São Sebastião)

Fonte: CDA

Comunicar erro
PLAY
PLAY 2

Comentários

DOE SANGUE