Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Polícia

Um adolescente e mais de 20 trabalhadores são encontrados em situações irregulares de trabalho em operação conjunta no PA

Uma das cinco fazendas alvo das operações era conhecida como "Senzala".


Foto: Divulgação/Polícia Federal

Um adolescente de apenas 15 anos foi resgatado de condições irregulares de trabalho durante uma série de operações conjuntas realizadas pela Polícia Federal, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Superintendência Regional do Trabalho no interior do Pará. Essas operações, denominadas "Operação Zacimba Gaba", ocorreram entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro e revelaram diversas irregularidades trabalhistas em mais de 200 trabalhadores.

As irregularidades foram encontradas em cinco fazendas localizadas em Capitão Poço, Garrafão do Norte, Tomé Açu e Terra Alta. Em cada uma dessas propriedades, pelo menos uma pessoa será responsabilizada em inquérito policial e procedimento do MPT.

Os trabalhadores, que estavam envolvidos na plantação de açaí, dendê e soja, não contavam com equipamentos de proteção adequados nem tinham vínculo formalizado. Eles viviam em alojamentos irregulares, com instalações elétricas precárias, banheiros inadequados e sem controle de horário. As condições de trabalho eram tão deploráveis que uma das fazendas era apelidada de "Senzala", evocando uma triste lembrança da escravidão no Brasil.

O adolescente resgatado foi encontrado no município de Terra Alta e medidas serão tomadas para assegurar a reparação de seus direitos. Ele foi afastado das atividades laborais. Além disso, os aproximadamente 225 trabalhadores encontrados nas mesmas condições receberão assistência tanto do Ministério do Trabalho (MT) quanto do MPT, visando a indenização e o reconhecimento de seus direitos trabalhistas.

As investigações conduzidas pela Polícia Federal ainda estão em andamento, com o intuito de identificar todos os envolvidos nessas práticas ilegais e garantir que a justiça seja feita.

Vale ressaltar que o nome da operação, "Zacimba Gaba", é uma homenagem à princesa da nação Cabinda, em Angola, que foi levada escravizada da África para o Brasil em 1690, nas regiões de São Matheus e Itaúnas, no Espírito Santo. Esta operação busca combater e denunciar a persistência dessas condições desumanas de trabalho, que têm raízes históricas profundas.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!