A Polícia Federal iniciou na manhã desta terça-feira (17), a "Operação Ronda Virtual" com o objetivo de reprimir os crimes de armazenamento e compartilhamento de materiais relacionados ao abuso sexual infantojuvenil. Durante a operação, um mandado de busca e apreensão foi cumprido em Belém contra um suspeito de baixar imagens ilícitas pela internet.
O alvo da operação foi identificado durante as investigações conduzidas pela Polícia Federal. Durante o cumprimento do mandado, os agentes encontraram vestígios dos crimes cometidos no computador e no telefone celular do suspeito. Os itens foram apreendidos e serão submetidos a perícia técnica para a extração de seu conteúdo.
A ação desencadeada hoje forneceu novas informações que auxiliarão nas investigações em curso, bem como na identificação de outros suspeitos envolvidos nesses crimes. O mandado de busca e apreensão foi expedido pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Pará.
O indivíduo investigado responderá pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de pornografia infantojuvenil, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, além de outros crimes que possam ser identificados durante o curso das investigações.