A Polícia Militar resgatou na tarde da última sexta-feira (25) uma criança que estava em situação de risco, por ter sido abandonada. A residência onde a criança estava fica localizada no bairro Livramento, zona leste de Santarém.
O resgate foi feito pelo 35º Batalhão da Polícia Militar (35º BPM) após denúncia anônima. No local, os policiais militares encontraram um bebê de aproximadante 1 ano e 6 meses em situação de vulnerabilidade e de abandono familiar.
Segundo o 35º BPM, os policiais realizaram o acolhimento da criança, que visivelmente estava sem se alimentar, além de estar suja e necessitando de higiene pessoal.
A criança foi encaminhada para o atendimento do Conselho Tutelar de Santarém, que tomou ciência da situação e realizou as providências necessárias ao caso.
De acordo com o Conselho Tutelar uma ação será realizada para ajudar a família, a criança não tem certidão de nascimento nem cartão SUS. O pai da criança também não tem documentos pessoais, apenas certidão de nascimento.
Ainda segundo Conselho Tutelar, os pais da criança são separados, sendo que a mãe mora no Residencial Salvação e o pai no bairro Livramento.
Após ser informado do resgate do filho, o homem foi ao Conselho Tutelar para justificar sobre o que teria acontecido. mesmo sendo constatado que ele não agiu de má fé, o homem assinou um termo de advertência por abandono da criança.
A coordenadoria de proteção social especial da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) deve acompanhar o caso e direcionar o bebê e os pais aos programas sociais desenvolvidos pelo município.